Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Conheça cinco ferramentas que aumentam a privacidade de conversas na web

Criado em 12/07/13 19h12 e atualizado em 12/07/13 19h54
Por Leyberson Pedrosa, Nathalia Mendes, Renata Martins Fonte:Portal EBC

Mapa Mundi e participante do Fisl
O Portal EBC selecionou dicas de ferramentas que podem ajudar os usuários a se protegerem no espaço virtual (Leyberson Pedrosa / EBC)

A  vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos preocupa governos, empresas e usuários da internet. Denúncias de espionagem na rede, como as feitas pelo fundador do Wikileaks, Julian Assange e pelo consultor de informática Edward Snowden [2], reacendem os debates sobre a privacidade no ciberespaço.

A partir de dicas de ativistas, o Portal EBC selecionou ferramentas que podem ajudar os usuários a se protegerem no espaço virtual. São cinco mecanismos baseados em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web.

HTTPS Everywhere [3] - há dois protocolos de acesso à web, o HyperText Transfer Protocol Secure (HTTPS) e o Hypertext Transfer Protocol (HTTP). O HTTPS é a versão segura do HTTP. Isso significa que a conexão será criptografada e as informações do usuário não poderá ser visualizada por terceiros. É uma adição ao navegador de fácil instalação, disponível no Google Crome e no Firefox.

Pidgin [4] -  é um chat online sem registros. As conversas na rede normalmente deixam um rastro que pode ser visualizado por empresas e governos. Para proteger as mensagens o chat codifica as informações, assim o servidor não rouba seus dados. O espião pode até identificar como quem você está falando, mas não consegue saber o conteúdo da conversa. Acesse pelo site  http://www.pidgin.im/ [5]

TOR [6] – O The Onion Router (TOR) é um software de comunicação anônima na Internet. Foi desenvolvido pelos Estados Unidos para proteger as comunicações do governo norte-americano. Esse software é capaz de mascarar os endereços de IP e evitar intermediários e tem uma camada adicional de anonimidade.

TOSBack [7] – essa ferramenta rastreia e monitora os termos de serviço dos sites. Assim, o usuário é informado sobre mudanças da política de privacidade dessas páginas, que mudam sem aviso prévio.  NO TOSBack o usuário pode consultar o termo atual e as versões anteriores de sites como Facebook e Twitter.

Retroshare [8](para pcs) – é uma plataforma privada e segura para compartilhar arquivos entre amigos. Também permite o envio de mensagens, chats, criação de fóruns etc. A partir de autentição utilizando o aplicativo OpenSLL, a ferramenta criptografa toda a comunição. Tem diferentes versões tanto para Linux quanto para Windows. Acesse o site do projeto [9] (em inglês).

Leia também:

"O Facebook supera a rede de vigilância dos EUA", alerta ciberativista [10]

Mercosul deve adotar "medidas cabíveis" contra espionagem, defende Dilma [11]

Ouça mais dicas de como navegar na internet com segurança

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário