mapa do mundo virtual guerra mundo digital batalha war

Imagem:

Compartilhar:

Fisl 14: palestrante indica softwares para proteger a privacidade dos dados

Criado em 05/07/13 11h56 e atualizado em 05/07/13 19h20
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

mapa do mundo virtual
As recentes divulgações de vigilância eletrônica na web por parte dos EUA reacendeu os debates sobre a liberdade na internet e fora dela (Leyberson Pedrosa / EBC)

As recentes divulgações de vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos [2] reacendeu os debates sobre a liberdade na internet e fora dela. No Fórum Internacional de Sofware Livre (Fisl), debates e oficinas não deixam de abordar o mesmo tema.

É o caso do palestrante Luis Fernando Soeiro que, no debate “Além das nuvens: manual de sobrevivência para tempestades tecnológica e sociais”, alertou para um "temporal" que se aproxima frente à liberdade de intercâmbio nas artes, ciências e política permitido pela internet. Soeiro se refere aos possíveis controles da rede por grandes coorporações, além da própria invasão de privacidade dos internautas. “A solução que temos é exigir respeito na rede”, destacou.

Leia também:

Maddog diz que o futuro da tecnologia está nas mãos dos “geeks” [3]
Tecnologias recebem cada vez mais mulheres, afirmam estudantes [4]
Entenda o que é software livre [5]

Como alternativa, Soeiro sugeriu algumas ferramentas baseadas em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web ou para casos de calamidades naturais onde não haja rede alguma.  Destacamos duas delas:

Retroshare (para pcs) – é uma plataforma privada e segura para compartilhar arquivos entre amigos. Também permite o envio de mensagens, chats, criação de fóruns etc. A partir de autentição utilizando o aplicativo OpenSLL, a ferramenta criptografa toda a comunição. Tem diferentes versões tanto para Linux quanto para Windows. Acesse o site do projeto [6] (em inglês).

Projeto Serval (para celulares com Android)Já imaginou o seu celular se comunicando com outro sem depender da infraestrutura da sua operadora? Essa é a proposta deste software, desenvolvida a princípio para celulares com sistema Android,  e que pode contribuir em áreas que passaram por calamidades sociais. A ideia é criar uma rede móvel temporária utilizando o próprio Wi-fi do aparelho. Saiba mais [7] (também em inglês)

Saiba mais:

"O Facebook supera a rede de vigilância dos EUA", alerta ciberativista [8]

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário