www2013

Imagem:

Compartilhar:

Www2013 uniu a ciência da internet a aplicações na vida real

Criado em 17/05/13 18h23 e atualizado em 17/05/13 18h36
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

www2013
www2013 (NIC.br)

Rio de Janeiro - A conferência www2013 se encerra nesta sexta (17) no Rio de Janeiro como a edição do evento que mais recebeu a participação de pesquisadores brasileiros. O resultado pode ser um estímulo para que mais representantes do país entrem no cenário de estudos sobre a internet, acredita Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil e integrante da comissão organizadora da edição brasileira.

De acordo com Diniz, parte do que o Brasil tem produzido em pesquisa na web acontece dentro das empresas, e este foi um ponto forte do evento. "Conseguimos trazer pessoas que estão fazendo empreendedorismo na web. Isso deu uma dimensão importante de que é preciso fazer a ligação da pesquisa com o mundo real, dos negócios", acredita.

Leia também:

Você sabe o que é um viral da internet? [2]

Internet se tornará cada vez mais colaborativa no futuro, diz Tim Berners-Lee [3]

Entenda o Marco Civil da Internet [4]

 

Mesmo estando distante dos centros onde se concentram os estudos científicos sobre a web, como Estados Unidos, Ásia e Europa, o evento no Brasil atraiu muitos estrangeiros - cerca de 75% do total de participantes. A atuação brasileira neste tipo de conferência deve aumentar nos próximos anos, mas é necessária uma preparação de pelo menos cinco anos para desenvolver plenamente o setor, defende Diniz. Segundo ele, a W3C está fomentando a pesquisa no país por meio de programa de bolsas para universidades, e o projeto StartUp Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também deve colaborar para melhorar este cenário num futuro próximo.

O evento no Brasil - primeira edição realizada na América Latina - debateu aspectos técnicos e científicos da internet, passando pela neurociência e  regulação da web, com o debate sobre Marco Civil da Internet brasileiro, que reuniu o criador da web, Tom Berners-Lee, e o deputado federal relator do projeto de Lei, Alessandro Mollon (PT-RJ). "Não dá para separar a questão social da questão técnica. As coisas se misturam e  foi muito bom a gente conseguir fazer esta abordagem. Isso fez a conferência ser um pouco diferente das outras", diz Vagner Diniz.

A www2013 contou também com palestras do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falou sobre como o cérebro pode ser conectado a máquinas por meio de eletrodos para executar tarefas em ambientes materiais e virtuais; o criador da plataforma educacional Duolingo, Luis von Ahn, que explicou como qualquer internauta pode aprender outros idiomas ao mesmo tempo em que traduz conteúdos da web; e Jon Kleinberg, que apresentou sua pesquisa sobre distribuição de conteúdo e o comportamento de internautas na rede.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [54] Fazer uma Reclamação [54] Fazer uma Elogio [54] Fazer uma Sugestão [54] Fazer uma Solicitação [54] Fazer uma Simplifique [54]

Deixe seu comentário