Luis Von Ahn criou o sistema Duolingo, uma plataforma que convida internautas a aprender idiomas enquanto traduzem conteúdos da web

Imagem:

Compartilhar:

Plataforma estimula aprendizado de idiomas com conteúdos da web

Criado em 15/05/13 16h28 e atualizado em 20/05/13 12h35
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Luis Von Ahn
Luis Von Ahn criou o sistema Duolingo, uma plataforma que convida internautas a aprender idiomas enquanto traduzem conteúdos da web (NIC.br/Divulgação)

A demanda pelo conhecimento de línguas estrangeiras aumenta a cada dia, e pensando em como ajudar pessoas a ter acesso ao ensino de outros idiomas, o jovem Luis Von Ahn criou o sistema Duolingo [2], uma plataforma que convida internautas a aprender idiomas enquanto traduzem conteúdos da web. Ele falou sobre o projeto em uma palestra na tarde desta quarta-feira (15/05), na conferência www2013, no Rio de Janeiro.

Luis von Ahn nasceu na Guatemala, e crescer vendo a busca das pessoas por educação em um país pobre o inspirou a desenvolver um sistema que oferecesse educação gratuitamente. "Não há motivos para uma pessoa ter que pagar para aprender uma nova língua", afirma von Ahn, que defende que outros idiomas ajudam as pessoas a ter mais sucesso na vida. “Aprender uma nova lingua é um costume muito popular em todo o mundo, menos nos EUA. A maioria das pessoas quer aprender outro idioma para conseguir um emprego, por exemplo”, diz.

O projeto entrou no ar em junho de 2012, e em maio deste ano já soma cerca de 3 milhões de usuários. Todos eles traduzem textos que estão disponíveis na web. “O mais interessante é que se aprende outra língua com exemplos reais, e não frases prontas. Estimamos que 34 horas de estudo no Duolingo são equivalentes a um semestre de aulas uma escola de línguas regular”, afirma o criador do site.

A interface do projeto lembra um jogo, que dá pontuação aos usuários de acordo com as habilidades que eles desenvolvem e permite aos criadores avaliarem o avanço dos estudantes. Luis defende também que a plataforma online permite mais mensuração da qualidade da educação: “É mais fácil avaliar o desempenho individual pelo meio eletrônico do que era 20 anos atrás, quando tínhamos apenas um professor em uma sala com 20 alunos”, argumenta.

Luis von Ahn explica como funciona e como estudantes podem participar do Duolingo (em espanhol):

Computação Humana

Luis von Ahn é professor associado de Ciência da Computação na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia-EUA, e é considerado o pioneiro da idéia de "computação humana". Ele ficou conhecido ao criar o Captcha e o reCaptcha: aqueles códigos que os sites solicitam que sejam preenchidos antes de executar uma ação, como forma de provar que é uma “pessoa real”, e não um computador operando automaticamente.

Desde a última segunda-feira (13), cerca de 1,2 mil pessoas, entre programadores, pesquisadores, entusiastas da web e estudantes estão reunidos no Rio de Janeiro para debater assuntos relacionados à estrutura, comportamento, presente e futuro da internet. Esta é a 22ª edição da conferência Www, e pela primeira vez o evento é realizado no Brasil.

O evento terá ainda palestras do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falará sobre as possibilidades de interação entre o cérebro humano e as máquinas com o uso da internet, e de Tim Berners-Lee, considerado o “pai da web” por ter criado, há 20 anos, os protocolos que deram vida à World Wide Web. Nesta quinta-feira (16), ele participa de um painel com o deputado Alessandor Molon para falar sobre a neutralidade da rede e o Marco Civil da Internet.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário