Os supermercados venderam em setembro 4,91% mais, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Aplicativo "Na Real" mostra o quanto você gasta de imposto nos produtos

Criado em 22/03/13 20h30 e atualizado em 22/03/13 20h38
Por Portal EBC

Imagem - Consumidores do Rio poderão trocar produtos vencidos nos supermercados
Aplicativo para smartphones e tablets foi feito pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (OS2Warp/Creative Commons)

O Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou um aplicativo que permite ao consumido, calcular no momento da compra o valor do imposto que está pagando em determinado produto. O aplicativo chamdo "Na Real" pode ser usado em smartphones e tablets, no sistema operacional IOS e Galaxy.  O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros sobre a alta carga tributária sobre os itens de consumo.

“O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação”, destaca Allan Titonelli Nunes, presidente do Sinprofaz.

O funcionamento é simples. O usuário digita o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta. A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real. Alguns exemplos: açúcar (32,33%), iogurte (33,06%), pão de forma (16,86%), protetor solar (41,74%) e shampoo (44,2%).

O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play).  A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.

Baixe o aplicativo clicando aqui. [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário