O vício em tecnologia pode ser comparado a dependência causada pelo álcool ou pelas drogas.

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisador de NY argumenta que projeto contra pirataria online é perigoso para a web

Criado em 14/01/13 12h41 e atualizado em 15/01/13 16h55
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Aaron Swartz
O programador Aaron Swartz ajudou a criar a tecnologia digital RSS, fundou a rede social Reddit e lutava contra o projeto Sopa (Ragesoss/Creative Commons)

O mundo da internet ficou marcado neste final de semana pela morte de Aaron Swartz, um dos programadores do sistema RSS, que permite usuários lerem as manchetes e trechos das notícias no próprio e-mail ou em sites (leitores ou readers) que concentram as informações de vários sites e blogs. De acordo com o advogado e com a mãe do jovem de 26 anos, Swartz se suicidou na sexta-feira (11) em Nova York. Defensor da liberdade de conteúdo na rede, o programador enfrentava um processo que poderia lhe render 30 anos de prisão pelo download ilegal de documentos científicos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). 

Além de ser responsável pela criação da rede social Reddit, voltada para o compartilhamento de notícias, Swartz era conhecido pelo ativismo na internet, principalmente contra um projeto de lei dos Estados Unidos sobre pirataria-online, conhecido por Sopa, sigla de Stop Online Piracy Act (Pare com a Pirataria Online). Tanto para Swartz, quanto para outros ativistas, pesquisadores e até empresas como o Wordpress.com [2], a proposta seria prejudicial à internet por estabelecer formas de controle e censura na web.

Para entender melhor a opinião de quem é contra a Sopa, reproduzimos a conferência do site Ted.com [3] com Clay Shirky, professor adjunto da Universidade de Nova York. No discurso, Shirky defende uma internet colaborativa com direito de criar, debater e usar links em vez de somente consumir informações na rede. O vídeo está em inglês, com legendas programadas para serem exibidas em português.

O vídeo foi produzido para o site Ted.com [4] e está licençiado em Creative Commons para reprodução em outros sites desde que se cite a fonte e não tenha fins comerciais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário