internet jovem

Imagem:

Compartilhar:

Ciberbullyng e sexualidade na web lideram casos de atendimentos em canal de ajuda

Criado em 09/01/13 18h14 e atualizado em 09/01/13 21h46
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC*

Um canal de ajuda online sobre o uso seguro da internet recebeu mais de 37 mil visitas e atendeu 824 pessoas no segundo semestre de 2012. Os dados são de um levantamento realizado pela organização social SaferNet Brasil [2], responsável pelo canal de orientação psicológica Helpline [3] (canaldeajuda.org.br [3]).

Entre os dados que mais chamam atenção no infográfico do canal (ver abaixo), quase um quinto dos atendidos (24,5%) pediram orientações sobre o ciberbullyng. O termo é utilizado quando crianças e adolescentes realizam algum tipo de violência contra outras na internet. “Cada vez mais cedo, as crianças tem vivido situações de intimidação, ofensa e outros conflitos nas redes sociais”, observa acoordenadora do canal, Juliana Cunha.

Outro tema que preocupa a equipe de psicólogos do Helpline é a presença da sexualidade desse grupo na web. Dennominado como sexting, essas manifestações vão desde a troca de mensagens de conteúdo erótico até a publicação de fotos sensuais de seus corpos nus ou quase nus.

“A gente entende que essa geração tem uma outra percepção com a intimidade, inclusive creem que podem compartilhar imagens de partes íntimas. Nosso trabalho envolve construir habilidades para que eles possam se proteger na rede”, comenta a coordenadora. O canal possui uma área específica que detalha conceitos como cyberbullyng e sexting. Acesse aqui [4].


Presença nas redes sociais
O Helpline recebeu vários relatos de ciberbullyng como racismo, homofobia feitos no Ask.fm [5], uma rede social que permite aos usuários postarem perguntas e respostas de forma anônima. “Como nesses espaços os pais e mães não estão presentes, as crianças acabam vivenciando situações insuportáveis como a publicação de conteúdos e fotos que ganham mais repercussão com os comentários”, aponta Juliana. Nesse sentido, a equipe do canal orienta os jovens com dicas de como configurar a privacidade pessoal nessas redes. O canal disponibiliza uma Cartilha em PDF [6] com mais orientações para o público infanto-juvenil.

A preocupação do uso seguro na rede é maior quando os atendimentos do canal são comparados à Pesquisa TIC Kids Online 2012 [7], que apontou que 71% das crianças consultadas entre 11 e 12 anos tem, pelo menos, um perfil em redes sociais, apesar de que o Facebook e outras mídias sociais somente permitirem a criação de contas de pessoas acima de 13 anos.

O Helpline, criado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Repúlblica, também atende pais, educadores e o público em geral. Mesmo o canal tendo o maior acesso de adultos, apenas 10% de pais e responsáveis procuraram atendimento e orientação para seus filhos. De acordo com Juliana, a equipe de psicólogos costuma orientar as crianças e jovens a se reportarem aos pais e educadores e, em casos graves como denúncias de abusos sexuais e pedofilia, pode acionar as autoridades responsáveis.

Leia também:

Pesquisa mostra que crianças expõem vida pessoal nas redes sociais [8]

Facebook faz mudanças para facilitar as configurações de privacidade [9]

Outro Olhar discute liberdade na Internet [10]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [64] Fazer uma Reclamação [64] Fazer uma Elogio [64] Fazer uma Sugestão [64] Fazer uma Solicitação [64] Fazer uma Simplifique [64]

Deixe seu comentário