Facebook Privacidade

Imagem:

Compartilhar:

Mais um aviso de privacidade engana usuários no Facebook

Criado em 27/11/12 13h18 e atualizado em 28/11/14 18h28
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Logo do Facebook
(Wikimedia Commons)

Atualização: Novo boato sobre roubo de dados circula no facebook após rede atualizar [2]

Mais um hoax (entenda o que é isso aqui [3]) chegou aos perfis brasileiros no Facebook na última semana. O texto afirma que os direitos autorais dos usuários estão ligados a todos os "dados pessoais, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc". Diz ainda que "para uso comercial, é necessário o consentimento por escrito em todos os momentos". 

Requentado a partir de um falso "aviso de privacidade" [4] que circulou na rede em setembro, o novo boato aproveita a recente proposta de atualização da política de uso dos dados [5] pelo Facebook para enganar mais usuários. A mensagem pode até ser nova, mas a prática é antiga.

Leia também: Facebook faz mudanças para facilitar as configurações de privacidad [6]e

Curta a página da EBC no Facebook [7]

Como todo velho e bom hoax, a mensagem ainda traz uma "ameaça" aos usuários que não reproduzirem a informação em seus perfis: "Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas em suas atualizações de status de perfil."

Parte dos usuários desconhece a política de privacidade da rede social, bem como os direitos que a legislação lhes garante. Esse desconhecimento é aproveitado por boatos desse tipo, que iludem as pessoas a compartilhá-lo a fim de garantir uma falsa privacidade, cuja mera reprodução do texto não tem valor jurídico.

Tudo o que você precisa saber sobre a privacidade no Facebook está aqui [8]e são essas as regras que valem. Se você está no Facebook, é porque declarou ter lido e aceitado as normas. Com isso, você autoriza a empresa a utilizar seus dados para publicidade direcionada, por exemplo. 

Atualização

No dia 21 de novembro, o Facebook anunciou mudanças na política de privacidade, incluindo a possibilidade de compartilhar os dados de navegação dos usuários com outros sites. "Usamos as informações que recebemos sobre você em relação aos serviços e recursos que fornecemos , como seus amigos, nossos parceiros, os anunciantes que compram anúncios no site e os desenvolvedores que criam os jogos, aplicativos e sites que você usa", disse a empresa em comunicado. O site também divulgou o fim do sistema de votação por usuários para aprovar mudanças na política de privacidade que existia desde 2009. 

Leia o boato que está circulando no Facebook:

 

Em resposta às novas regras do Facebook, eu declaro que meu direito autoral está anexado a todos minhas informações pessoais, ilustrações, gráficos, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para qualquer uso comercial dos supracitados é necessária minha autorização por escrito!

(Qualquer um lendo isso pode copiar este texto e colar em seu mural. Isso vai colocá-lo sob proteção das leis de direitos autorais). Pelo presente comunicado, eu notifico o Facebook que é totalmente permitido divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar qualquer atitude contra mim com base neste perfil e em seu conteúdo. As ações proibidas citadas também se aplicam a funcionários, estudantes, agentes e/ou qualquer equipe sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e confidencial. A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e o estatuto de Roma).

Leia também:

Ter muitos amigos no Facebook pode trazer problemas, aponta pesquisa [9]

Brasil é o país mais ativo do mundo no Facebook [10]

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil [11]

Aprenda como fazer com que amigos de amigos não vejam suas atualizações no Facebook [12]

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade” [4]

Aviso falso no Facebook ensina forma errada dos usuários protegerem conta na rede social [13]

Proteja seu filho na internet: fundadora de projeto dá dicas de segurança em redes sociais [14]

Pesquisa feita pelo Facebook aponta que futebol é o tema predileto dos brasileiros nas redes [15]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [51] Fazer uma Reclamação [51] Fazer uma Elogio [51] Fazer uma Sugestão [51] Fazer uma Solicitação [51] Fazer uma Simplifique [51]

Deixe seu comentário