Compartilhar:
Por índios no MS, usuários do Facebook trocam sobrenome para Guarani Kayowá
Criado em 30/10/12 16h54
e atualizado em 31/10/12 11h56
Por Portal EBC
Desde que a justiça do Mato do Grosso do Sul determinou a retirada dos índios Guarani Kayowá da Aldeia Passo Piraju, protestos têm tomado conta das redes sociais. Além de um abaixo-assinado que contou com mais de 140 mil assinaturas, [2] usuários do Facebook têm tentado demonstrar o apoio aos indígenas incluindo a palavra “Guarani Kayowá” no nome de perfil na rede social.
Confira também:
Maria do Rosário afirma que liminar que desabrigava índios foi cancelada [3]
Para espalhar a ideia, foram criadas diversas páginas com o título “Somos todos Guarani Kayowá”. Não há uma projeção de quantas pessoas aderiram a ideia, mas é só fazer uma rápida busca pelo nome da tribo na rede social para ver que a ideia pegou. É incontável o número de usuários que aderiram à ideia.
A proposta é manter o sobrenome “Guarani Kayowá” até o dia 9 de novembro. Nesta data serão feitas manifestações de apoio aos índios em diversas cidades do Brasil. De acordo com a página do ato [4], estão confirmados eventos em São Paulo, Brasília, Curitiba e outras cidades.
O objetivo do protesto é reverter a decisão de desapropriação das terras que ficam na cidade de Iguatemi. Meta que, de acordo com pronunciamento no Twitter da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário [3], foi alcançada. Nesta terça-feira (30), ela informou que a liminar foi suspensa.
Deixe seu comentário