O primeiro emoticon foi criado há 30 anos

Imagem:

Compartilhar:

Emoticon completa 30 anos de existência :)

Criado em 19/09/12 10h56 e atualizado em 19/09/12 12h15
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

emoticon
O primeiro emoticon foi criado há 30 anos

Se você utiliza a internet com alguma frequência com certeza já deve ter se deparado com símbolos assim: =), o/, =x, :D, :P, :/ e muitos outros. É provável ainda que já os tenha utilizado pelo menos uma vez para expressar alguma emoção no mundo virtual, seja em e-mails ou redes sociais. É justamente para isso que há 30 anos foi criado o primeiro emoticon, essas "carinhas" bonitinhas que, por vezes, não sabemos o que significam, mas que o próprio nome já indica: emoção.

O criador é Scott Fahlman, à época professor do departamento de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A ideia surgiu pela observação de que nem sempre as pessoas eram compreendidas quando faziam piadas ou ironias em grupos de discussão on-line. Assim, para suprir a falta que a linguagem escrita tem de sinais corporais e do tom de voz, por exemplo, o professor fez a seguinte sugestão [2]:

Eu proponho a sequência a seguir para quem for fazer piadas:
:-)
Leia com a cabeça de lado. Na verdade, provavelmente seja mais econômico marcar coisas que NÃO sejam piadas, devido às últimas tendências.
:-(

Emoticons Graficos
Emoticons gráficos são disponibilizados em sites como o Facebook e em smartphones

De lá até hoje, os emoticons viraram uma febre. Já pensou em bater um papo pela internet sem o auxílio dessas "carinhas"? :( triste, né? Elas são tão importantes para a narrativa em rede que é impossível listar os inúmeros tipos e formas que surgiram até então. Há emoticon para todo e qualquer tipo de emoção. E não existe mais apenas os tradicionais feitos por sinais de pontuação, como o pioneiro :-). Eles ganharam forma, cor e até movimento, são os emoticons gráficos (foto ao lado). O “pai” dos emoticons, no entanto, diz que odeia esses ícones amarelos em que os emoticons se tornaram nos últimos anos.

:)

 

Leia também:

Pesquisa lista quais são os "brasileiros mais perigosos da internet" [3]

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade” [4]

Mais de 80 mil pessoas já se declararam doadores no facebook [5]

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil [6]

Saiba o que é um hoax [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [22] Fazer uma Reclamação [22] Fazer uma Elogio [22] Fazer uma Sugestão [22] Fazer uma Solicitação [22] Fazer uma Simplifique [22]

Deixe seu comentário