Meditação

Imagem: Divulgação/TV Brasil

Compartilhar:

Saúde [1]

Caminhos da Reportagem: causas, sintomas e tratamentos da depressão

Criado em 18/06/16 19h38 e atualizado em 19/06/16 19h36
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil [2]

A doença que atinge uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pode levar à morte. "A depressão é a maior causa de suicídios. No Brasil, nós temos 12 mil suicídios por ano", alerta o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva.

Como a depressão afeta os familiares e amigos de vítimas fatais da doença? Em 2013, o baixista da banda Charlie Brown Jr., conhecido como Champignon, faleceu aos 35 anos por causa da depressão, deixando a esposa – a cantora Cláudia Bossle –, então grávida de 5 meses. "Não cabe só a médico, psicólogo, enfermeira. Cabe a todos da sociedade. As pessoas precisam saber como prevenir, como ajudar", destaca Cláudia Bossle.

A depressão pode estar associada a outras doenças, como o transtorno bipolar, em que o portador oscila entre fases de profunda depressão e de euforia. A engenheira Viviane Vaz recorreu a vários tratamentos para estabilizar os impulsos e hoje ajuda outros pacientes a controlar a bipolaridade.

A depressão pode se manifestar em diversas etapas, da infância à terceira idade. Celebridades, como humorista Chico Anysio, admitem ter tido uma vida mais produtiva porque romperam com o preconceito e buscaram o apoio de psiquiatras e psicólogos. Da eletroconvulsoterapia, passando por medicamentos antidepressivos, sessões de psicologia até a acupuntura, ioga, jardinagem e danças circulares... cada um com sua forma de pôr fim à chamada “dor da alma”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário