Compartilhar:

Saúde [1]

OMS: suicídio causa uma morte a cada 40 segundos no mundo

Criado em 10/09/15 18h29 e atualizado em 10/09/15 18h32
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU [2]

O primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio da Organização Mundial da Saúde, OMS, fez um alerta:  mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos.

Cerca de 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa. Esta quinta-feira marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Prevenção

Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Em 2012, foram registrados 11.821 casos. A Índia está em primeiro lugar com 258 mil casos.

A OMS disse que é possível prevenir suicídios e, para isso, é importante a adoção de uma abordagem multisetorial abrangente. Segundo a agência muitos países não têm uma estratégia nacional de prevenção destes casos.

OMS: suicídio causa uma morte a cada 40 segundos no mundo, por liria.jade [3]

No Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020 da OMS há uma meta de reduzir em 10% os índices de suicídio.

Faixas Etárias

Segundo os dados do relatório, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. No entanto, o documento mostra que as taxas de suicídio são maiores entre os que tem mais de 70 anos.

O relatório da OMS afirma ainda que há mais mortes causadas por suicídio do que por guerras e homicídio juntos. Os métodos mais usados globalmente são uso de pesticidas, enforcamento e armas de fogo.

Segundo especialistas, uma das maiores causas de tentativas de suicídio é a depressão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário