Pessoa bebendo um copo de uísque

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Conheça os riscos do excesso de álcool para saúde

Criado em 05/08/15 11h25 e atualizado em 05/08/15 11h30
Por Jéssica Gonçalves Fonte:Radioagência Nacional [2]

Você toma bebida alcoólica? Os brasileiros estão bebendo cada vez mais. Segundo dados do último Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado em 2013, mais de 11 milhões de pessoas são dependentes de álcool no país. As mulheres jovens foram as que mais aumentaram o consumo nos últimos anos e têm bebido de forma mais perigosa.

O estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra também que, entre os adultos entrevistados, 54% consomem álcool pelo menos uma vez por semana.

O uso nocivo da substância é responsável por 3,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, cerca de 6% da população tem algum problema ou doença associada ao uso do álcool, como câncer no esôfago e na laringe, pancreatite e cirrose hepática.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Conheça os riscos do excesso de álcool para saúde

O psiquiatra e especialista em dependência química do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa), Arthur Guerra, alerta que cerca de 200 transtornos estão relacionados ao uso excessivo da substância.

"Algumas pessoas vão consumir o álcool e pode apresentar alterações no cérebro, no fígado, nos pulmões, no coração, nos músculos, nos ossos, nos rins, enfim, em todo o corpo humano. E aonde ele chega, já no grau excessivo, ele vai causar danos e danos sérios."

A OMS estima que pessoas de 20 a 49 anos são as que mais morrem por causa do álcool. Beber cada vez mais cedo tem se tornado uma prática comum entre os jovens.

Em fevereiro, um estudante de 23 anos morreu em uma festa universitária em São Paulo depois de participar de uma competição envolvendo bebidas alcoólicas. Na semana passada, também no estado de São Paulo, um adolescente de 13 anos entrou em coma alcoólico durante uma festa open bar.

Mas o alcoolismo não afeta apenas quem consome. O problema atinge familiares, que muitas vezes não conseguem lidar com a situação.

Maria Chagas conta que só não se separou do marido depois de 23 anos de casados porque ele procurou ajuda."Foi muita briga, muita batalha, porque ele não aceitava que tinha a doença do alcoolismo. Ele estava no fundo do poço e eu também estava, porque eu não sabia como lidar com ele. Hoje está muito bom, maravilhoso, ele está sóbrio."

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento por meio do Centro de Atenção Psicossocial, instalado em várias cidades do país, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, dos Consultórios de Rua, equipes móveis que atuam nas ruas, e da Casa de Acolhimento Transitório, que recebe o dependente e oferece atividades pedagógicas durante o processo de estabilização clínica.

O tratamento para o alcoolismo também pode ser feito no A.A., Alcoólicos Anônimos, que não é ligado ao SUS, mas oferece atendimento gratuito.

Outra alternativa para a recuperação são as clínicas privadas de internação voluntária ou compulsória, aquela que acontece mesmo sem a pessoa concordar.

Tags:  bebida alcóolica [3], saúde [4], alcoolatra [5], doenças [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário