Compartilhar:

Saúde [1]

Embolia pulmonar afeta mais mulheres

Criado em 04/03/15 16h26 e atualizado em 04/03/15 16h35
Por Luiza Inez Fonte:Rádios EBC [2]

Mulheres lideram o ranking de casos de embolia pulmonar, porém uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que apesar de já ter ouvido falar de trombose, 57% da população não sabe quais são os sintomas e dos entrevistados, 78% diz que não sabe o que é a embolia pulmonar e metade deles nunca ouviu falar.
 
O médico radiologista, Marcelo Canuto, explica que a embolia pulmonar acontece quando ocorre um trombo numa artéria pulmonar. "Trombo é um coágulo dentro de um vaso sanguíneo", explica o médico.

Clique no player abaixo e confira a entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Mulheres lideram o ranking de casos de embolia pulmonar

Marcelo fala quais são os sintomas frequentes da embolia pulmonar, que são dores torácicas, falta de ar, apneia e tosse seguida de sangramento.
 
Alguns fatores podem afetar certas pessoas como problema na circulação sanguínea, pacientes que passaram por alguma cirurgia e ficam acamados, repouso, por algumas semanas, casos de anticoncepcionais que podem causar trombose.
 
Outras causas também podem desenvolver embolia pulmonar, como obesidade, sedentarismo e pessoas que possuam varizes nos membros inferiores.
 

Tags:  mulheres [5], trombose [6], varizes [7], doenças [8], tratamento [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário