Profissionais da saúde da Guiné reforçam os cuidados com os hábitos de higiene no atendimento aos doentes com ebola

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Criado em 04/08/14 16h22 e atualizado em 10/10/14 17h56
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Profissionais da saúde reforçam os cuidados com os hábitos de higiene no atendimento aos doentes com ebola
Profissionais da saúde da Guiné reforçam os cuidados com os hábitos de higiene no atendimento aos doentes com ebola (Foto: Jean Louis Mosser/European Commission DG ECHO)

As proporções do surto de ebola na África Ocidental têm chamado a atenção das autoridades e órgãos de saúde em todo o mundo. Segundo as últimas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram registrados este ano 8.094 casos da doença em toda a África [2], dos quais 3.900 resultaram em morte. A entidade também confirmou um caso de ebola na Espanha [3], o primeiro transmitido fora da África, e a morte do liberiano, que foi a primeira pessoa diagnosticada com ebola nos Estados Unidos [4].

No Brasil, o  Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira (9) sobre um caso de suspeita de ebola na cidade de Cascavel (PR) [5]. O homem, de 47 anos, vindo da Guiné (com escala em Marrocos), chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. O paciente foi transportado para o Rio de Janeiro [6] em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas, onde recebe tratamento em área isolada. Durante pronunciamento o ministro da Saúde, Arthur Chioro, explicou que a situação está sob controle e que todos os procedimentos previstos nos protocolos brasileiros foram aplicados com êxito.

Com as constantes notícias sobre o avanço da doença, muitas pessoas têm ficado com dúvidas e preocupadas sobre o assunto.

O Portal EBC reuniu as principais perguntas sobre ebola para ajudar você a entender melhor o vírus. Confira:

1. O que é o ebola?

2. Onde a doença surgiu pela primeira vez?

3. Quais os principais sintomas do ebola?

4. Como o ebola é diagnosticado?

5. Quais as formas de transmissão do ebola? Pode-se contrair a doença a partir do contato com animais?

6. O ebola tem cura?

7. Se estiver em um avião e houver alguém com ebola, eu posso contrair a doença?

8. O que fazer em caso de suspeita de ebola?

9.  Existe risco do ebola chegar ao Brasil?

10.  Quando é decretado o fim de um surto de ebola?

Veja mais informações sobre a doença no vídeo produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) [7]:

1. O que é o ebola?

É uma doença altamente contagiosa causada por vírus do gênero Ebolavirus, que provoca uma febre hemorrágica. O ebola chega a matar de 60 a 90 por cento das pessoas infectadas.

2. Onde a doença surgiu pela primeira vez?

Não há dados concretos sobre onde a doença surgiu, mas ela foi identificada pela primeira vez em 1976, quando foram observados surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola.

Os cientistas identificaram cinco diferentes espécies de vírus: Bundibugyo ebolavirus (BDBV), Zaire ebolavirus (EBOV), Sudan ebolavirus (SUDV), Reston ebolavirus (RESTV) e Taï Forest ebolavirus (TAFV). Segundo dados da OMS, somente os três primeiros tipos de vírus têm sido associados à ocorrência de surtos de ebola na África. Apesar da espécie Reston Ebolavirus, encontrada na China e nas Filipinas, poder infectar humanos, nenhum caso da doença por este tipo de vírus foi registrada até o momento. Já a espécie Tai Forest está associada a casos da doença em animais, como chipanzés e gorilas.

3. Quais os principais sintomas do ebola?

Os principais sintomas da doença são: febre repentina, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta, seguidos de vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais. Alguns pacientes também podem apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir, além de sangramentos internos e externos.

As hemorragias são causadas por uma reação entre o vírus e as plaquetas presentes no sangue humano. Esta reação produz uma substância capaz de danificar as plaquetas e criar buracos nas paredes dos vasos capilares, que transportam o sangue. Como os níveis de glóbulos brancos e plaquetas são afetados pela doença, o organismo não consegue realizar o processo de coagulação do sangue e interromper os sangramentos.

Veja também no Portal EBC:

Ebola: conheça a doença e seus sintomas [8]

Ministro da Saúde diz que brasileiros não devem temer vírus ebola [9]

Ministério da Saúde descarta suspeita de ebola em Goiânia [10]

Ebola já matou 887 pessoas em quatro países da África este ano [11]

Nigéria registra segundo caso de ebola no país [12]

4. Como o ebola é diagnosticado?

Os sintomas da infecção pelo Ebola costumam aparecer entre dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Porém, como a maioria dos sinais se assemelham ao de viroses e outras doenças mais comuns, como a malária, seu diagnóstico na rede de atendimento básico de saúde é dificultado.

Ao suspeitar de ebola, o médico deve solicitar exames laboratoriais para comprovar a doença. O ebola só é confirmado após a realização de cinco diferentes testes, que incluem a análise de amostras de urina e saliva.

5. Quais as formas de transmissão do ebola? Pode-se contrair a doença a partir do contato com animais?

O Ebola pode ser contraído mediante o contato direto ou indireto com sangue, secreções e outros fluídos corporais contaminados tanto de humanos como de animais.

De acordo com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras, em algumas áreas da África, a doença foi registrada por meio do contato com chimpanzés, gorilas, morcegos frutívoros, macacos, antílopes selvagens e porcos-espinhos contaminados encontrados mortos ou doentes na floresta tropical.

Também foram relatados casos de pessoas que contraíram a doença em enterros após terem tido contato direto com o falecido vitimado pelo Ebola.

A OMS alerta para o fato de que os homens podem transmitir o vírus por meio do seu sêmen por até sete semanas após terem se recuperado da doença.

6. O ebola tem cura?

Infelizmente ainda não há um medicamento específico ou vacina para cura ou prevenção contra o Ebola.

O tratamento padrão para a doença está focado em aliviar os sintomas do paciente, ou seja, em combater as hemorragias, a febre e demais manifestações provocadas pelo vírus.

Recentemente, virologistas americanos do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) [13]anunciaram que estão trabalhando em uma vacina contra a doença. Os testes, segundo eles, foram bem-sucedidos com animais. Mas a vacina ainda não foi testada com seres humanos e o processo pode levar meses até terem um resultado conclusivo que possa conduzir à aprovação dos órgãos de saúde do país para sua produção e comercialização.

7. Se estiver em um avião e houver alguém com ebola, eu posso contrair a doença?

Se você estiver no mesmo voo que alguém doente, já que a doença não se propaga pelo ar, como a gripe, só terá risco de pegar a doença se tiver algum contato com o sangue ou com algum fluido ou secreção corporal do doente.

8. O que fazer em caso de suspeita de ebola?

Diante de qualquer suspeita de ocorrência de ebola, deve-se recorrer a qualquer hospital ou posto de atendimento de saúde. Assim que confirmada a doença, o paciente deve ser isolado e as autoridades de saúde pública do município notificadas.

9.  Existe risco do ebola chegar ao Brasil?

De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros não devem temer o ebola. Isso porque a propagação da doença nos países do oeste da África teria sido facilitada pela precariedade dos serviços de saúde e das condições de vida de grande parte da população, além de alguns hábitos ligados à cultura dos países, como o que envolve o sepultamento das pessoas, inclusive os vitimados pela doença, dificultam a contenção do surto.

Além disso, o risco de transmissão global do vírus é muito baixo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Todavia, o Ministério está tomando as providências de proteção cabíveis, inclusive reforçando a vigilância nas áreas de fronteira, portos e aeroportos, para que qualquer pessoa que chegue ao país com suspeita de contágio pelo vírus ebola possa receber os cuidados adequados em área isolada, evitando, assim, o risco de propagação da doença.

10.  Quando é decretado o fim de um surto de ebola?

O fim de um surto de ebola apenas é declarado oficialmente após o término de 42 dias sem nenhum novo caso confirmado, segundo as orientações da OMS.

Confira no mapa abaixo  o número de casos registrados de ebola, segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde:

Ver Casos de Ebola [14] em tela cheia

* Com informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde 

Tags:  ebola [15], ebola no Brasil [16], riscos de disseminação do ebola [17], vírus [18], doença [19], Saúde [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário