Cerca de 400 médicos de todo o Brasil se reúnem no Senado para debater algumas das principais questões que envolvem o exercício da Medicina e a qualidade da assistência na saúde

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Programa Mais Médicos abrirá 10 mil vagas para atuar em áreas carentes

Criado em 08/07/13 14h10 e atualizado em 09/12/13 19h06
Por Aline Leal Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Médicos estrangeiros - Protesto na Avenida Paulista
A vinda de médicos com diploma estrangeiro sem a a aprovação no Revalida foi motivo de diversas manifestações em todo o país. Protesto fecha a Avenida Paulista contra vinda de médicos estrangeiros (Débora Agostini/Facebook)

Brasília – O governo federal vai abrir cerca de 10 mil vagas para médicos para atuação exclusiva na atenção básica em periferias de grandes cidades, municípios de interior e no Norte e Nordeste do país. O salário deles deve ficar em torno de R$ 10 mil. A carga horária e outros detalhes serão anunciados nesta tarde presidenta Dilma Rousseff, no lançamento do Programa Mais Médicos.

Entenda o que é o revalida [3]

 

Inicialmente, as vagas serão destinadas a profissionais com diploma obtido no Brasil ou validado pelo Revalida. Caso esses profissionais não preencham todas as vagas do programa, o governo anunciará um “trâmite diferenciado” para trazer médicos diplomados em outros países.

Nesse caso, o Ministério da Saúde adiantou que o contrato será temporário, de, no máximo, três anos. Além disso, os diplomas estrangeiros devem ter origem em “universidades reconhecidas internacionalmente”.

“Se o exame fosse realizado, não poderíamos determinar onde esse profissional poderia atuar, o que, possivelmente, não resolveria o problema instalado de falta de médicos nas regiões mais carentes do país”, explicou, em nota, o Ministério da Saúde, para justificar a  dispensa do Revalida.

O médico estrangeiro, ao chegar ao Brasil, passará por três semanas de treinamento e avaliação, para capacitar-se em língua portuguesa e em saúde básica.

A vinda de médicos com diploma estrangeiro sem a a aprovação no Revalida foi motivo de diversas manifestações em todo o país. Para eles, é um risco para a saúde pública trazer médicos que não conhecem a realidade brasileira. “Nós não vamos permitir que a população brasileira seja atendida por médicos desqualificados e que não tiveram a sua competência avaliada”, disse Roberto d'Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina.

Para o Ministério da Saúde, faltam médicos no país, embora as entidades digam que os médicos brasileiros não preenchem vagas em determinados locais por falta de estrutura, e não porque estão em número insuficiente.

Confira a SÉRIE ESPECIAL SOBRE INTERIORIZAÇÃO DA SAÚDE:

- O que leva um médico brasileiro ao interior do país [4]

- Governo amadurece política para trazer médicos estrangeiros ao Brasil [5]

- O que esperar da demografia médica brasileira até 2030 [6]

- Classe médica diverge sobre contratação de estrangeiros [7]

- CFM defende reformulação do Provab como alternativa [8]

- Exportação de médicos é crucial para a economia de Cuba [9]

Onde estão os médicos do Brasil? [10]

 

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário