Para evitar transtornos, empregados de outros setores do departamento de imigração já foram informados que poderão exercer a função em caso de greve.

Imagem:

Compartilhar:

Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior

Criado em 11/12/12 08h44 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Portal EBC

Passaportes
Segundo dados do Ministério da Justiça, em seis meses a imigração cresceu 50% no Brasil. (Bernardo Medeiros)

Movimentos de imigração para o Brasil se intensifiracaram em 2012, especialmente de haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Segundo dados do Ministério da Justiça [2], em seis meses, a imigração cresceu 50%, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.

Entre os fatores para o aumento da presença de estrangeiros no país está a crise internacional [3] que atingiu a zona do euro e levou imigrantes europeus para países da América Latina e Caribe. A conclusão está em um estudo da Organização Internacional de Migrações [4] (OIM). 

Haiti

Atingido nos últimos anos por desastres naturais que agravaram problemas já crônicos do país, o Haiti viu milhares de cidadãos deixarem sua terra natal em busca de melhores condições no exterior. Muitos chegaram ao Brasil de maneira ilegal [5], por meio de coiotes [6], à procura de oportunidades e postos de trabalho. A chegada, no entanto, também se deu em condições difíceis. Muitos imigrantes acabaram submetidos a trabalho semi-escravo [7] e ainda aguardam regularização de sua situação junto à Polícia Federal [8]. Em janeiro, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, pediu ajuda federal para atender os haitianos refugiados no município de Brasiléia [9].

Os estados do Amazonas e do Acre [10] passarem a receber mais recursos para atender os imigrantes em situação de risco. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [11] (MDS) autorizou o aumento no repasse que pode chegar a R$ 200 por pessoa.

Ouça a matéria sobre postura do governo brasileiro para evitar deportações em massa e legalizar imigrantes irregulares no país:


Mesmo com o crescimento da demanda, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou a possibilidade de o governo ampliar a quantidade de vistos para imigrantes haitianos. Patriota manteve a meta [12] de 1.200 para todo o ano, afim de evitar, segundo o ministro, a ação do crime organizado [13].

Confira a galeria de imagens de haitianos em Brasileia:

 

Assista ao vídeo sobre o crescimento do número de imigrantes no Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Brasileiros no exterior

O número de brasileiros vivendo em outros países, por sua vez, também diminuiu, de 4 milhões, em 2004, para os atuais 2 milhões. Portugal ainda é um dos princiapis destinos dos brasileiros que tentam a sorte no exterior. Somente em 2011, o Censo constatou a presença de mais de 109 mil brasileiros em Portugal [33].

Morar em outro país pode influenciar até mesmo na saúde do imigrante. A adaptação à nova cultura requer cuidados. Confira neste vídeo exibido pela TV Brasil [34]

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Leia também

Redação do Enem trata da imigração brasileira no século XXI [35]

Saiba as condições dos imigrantes ilegais nas regiões fronteiriças brasileiras [36]

Confira a corbertura completa sobre imigração no Brasil. [37]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [96] Fazer uma Reclamação [96] Fazer uma Elogio [96] Fazer uma Sugestão [96] Fazer uma Solicitação [96] Fazer uma Simplifique [96]

Deixe seu comentário