Mais de 80 mil pessoas já se declararam doadores de órgãos no Facebook

Imagem:

Compartilhar:

Facebook se torna a rede social mais acessada no Brasil

Criado em 12/12/12 18h40 e atualizado em 21/12/12 19h08
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Fanpage Facebook
Facebook se tornou rede social mais popular em 2012

O ano de 2012 foi de consolidação do Facebook no Brasil. Já em janeiro, o site criado por Mark Zuckerberg ultrapassou o Orkut como a rede social mais acessada do país. Ao decorrer do ano, a vantagem se consolidou e raros são os usuários que preferem o Orkut ao Facebook. [2]

Os números da rede social impressionam. O Facebook chegou a 1 bilhão de usuários no mundo [3]. E o Brasil acabou conseguindo destaque dentro do site. Pesquisas apontaram que os brasileiros são os que mais compartilham conteúdo online [4]e é o povo mais ativo na rede social.

Já o ex-líder Orkut perdeu terreno no país para outras redes sociais como o Twitter, LinkedIn e Tumblr [5]. Desprezado pela própria empresa (o Google, que deu mais espaço para o Google+), o Orkut teve até uma homenagem no Dia de Finados [2].

Popularização do Facebook rendeu algumas confusões

A popularização do Facebook trouxe alguns problemas para novos usuários. Sem muita experiência com as configurações de segurança e privacidade do site, muitos “apanharam” para aprender a mexer na conta da rede social. A falta de informação e as constantes mudanças das políticas da rede social deixaram usuários confusos.

Aprenda a forma correta de proteger sua conta no Facebook [6]

Descubra quais são os aplicativos que têm acesso à sua conta na rede social [7]

Tanto que alguns avisos falsos na rede (chamados de hoax) acabaram se espalhando entre os usuários. Um deles ensinava uma forma errada de proteger a conta [8], já outra era uma simples declaração de que a conta estava protegida de acordo com a "Convenção de Berner" [9].

Símbolo do "curtir", do Facebook
Os brasileiros curtiram o Facebook em 2012 (owenwbrown/flickr/Creative Commons)

A preocupação com as crianças na rede social também foi uma tônica em 2012. Com a entrada permitida para quem tem mais de 13 anos, o Facebook virou ponto de encontro de adolescentes. A pesquisa Tic Kids Online revelou os perigos da rede social para crianças e adolescentes [10].

Confira algumas dicas de segurança da especialista Gracielle Torres

Se o Facebook fez com que o usuário perdesse um pouco da privacidade, por outro lado se consolida como um espaço para grupos difundirem suas ideias. Um dos exemplos em que o site foi usado para defender uma causa ocorreu na mobilização em favor dos índios Guarani-Kaiowá, onde muitos usuários trocaram o sobrenome para Guarani-Kaiowá [11].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário