Consulta pública foi fundamental para criação do Marco Civil da Internet

Imagem:

Compartilhar:

Debates sobre direitos autorais e liberdade na web dominaram o ano

Criado em 11/12/12 23h35 e atualizado em 21/12/12 19h35
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Alberto Azevedo na palestra "A PIPA vai subir"
Alberto Azevedo discute direitos autorais na internet na Latinoware 2012

Sopa, Pipa, Acta, Marco Civil. Projetos de lei sobre a internet foram uma constante em 2012: nunca se debateu tanto o limite da liberdade dos usuários na rede. De um lado desse embate, grupos detentores de direitos autorais querendo acabar com a “pirataria online”. Do outro, grupos protestando contra as propostas invasivas de alguns desses projetos.

A dicotomia ficou bem clara já em janeiro desse ano quando os projetos Stop Online Piracy Act (Sopa) e o Protect IP Act (Pipa) foram colocados na pauta de votação do Congresso norte-americano. Apoiado por empresas como a Warner, Nike e NBC, os projetos previam que as empresas poderiam trocar informações sobre usuários suspeitos de ferir direitos autorais. Além disso, incluiam punições para quem compartilhasse conteúdo pirata na web.

A iminência da aprovação dos projetos causou uma mobilização online. Sites como a Wikipedia, Google e Facebook, além de grupos em defesa à liberdade na internet, se posicionaram contra as propostas. A pressão, que teve o ápice no dia 18 de janeiro, surtiu efeito. O Congresso americano acabou paralisando a votação da Pipa e da Sopa.

Entenda mais sobre o Pipa [2]

Marco Civil foi centro das atenções no Brasil

No Brasil, os debates em relação ao uso da internet giraram em torno do projeto de lei que cria o Marco Civil. E, ao contrário dos projetos feitos nos Estados Unidos, o Marco Civil conta com o apoio de grupos em defesa à liberdade na web. Há inclusive um movimento para que a proposta seja aprovada o mais rápido possível para que não haja brechas para projetos como o Sopa e Pipa no Brasil.

Em setembro, a prisão de um diretor do Google por causa de um vídeo do Youtube durante as eleições de 2012 [3] aumentou ainda mais o debate sobre a necessidade de uma lei de internet no Brasil. 

O Marco Civil tem apoio dos grupos defensores da liberdade na web porque é uma lei que garantiria a privacidade dos usuários. O especialista em segurança na internet Alberto Azevedo explica que o Marco Civil evitaria o vigilantismo online [2]. A aprovação do projeto (que foi construído após consulta pública na internet) evitaria que leis mais duras fossem aprovadas. A entrevista aconteceu durante a edição do Latinoware 2012 [4]. Outro grupo que demonstrou apoio ao Marco Civil foi a Cúpula Social do Mercosul [5]

Tablet
A ideia é usar a internet como ferramenta para a apresentação e divulgação de emendas, relatório e demais proposições ( pchow98/Cretive Commons)

Só que assim como os projetos dos EUA, a votação do Marco Civil  foi adiada no Congresso por diversas vezes  e ficou para o ano que vem. Antes do Marco Civil, foi aprovada a lei de tipificação de crimes cibernéticos. A nova lei dividiu especialistas [6]. A previsão é de que a votação entre em pauta no início de 2013.

Confira todas as vezes em que a votação do Marco Civil foi adiado:

 

26/11 - http://www.ebc.com.br/tecnologia/galeria/audios/2012/11/marco-civil-da-internet-volta-a-pauta-da-camara-dos-deputados [7]

20/11 - http://www.ebc.com.br/2012/11/camara-adia-votacao-do-marco-civil-da-internet [8]

14/11 - http://www.ebc.com.br/tecnologia/galeria/videos/2012/11/camara-adia-votacao-do-marco-civil-da-internet [9]

08/11 - http://www.ebc.com.br/2012/11/polemicas-e-divergencias-adiam-pela-terceira-vez-votacao-do-marco-civil-da-internet [10]

20/09 - http://www.ebc.com.br/2012/09/comissao-adia-para-depois-das-eleicoes-votacao-do-marco-civil-da-internet [11]

11/07 - http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2012/07/marco-civil-da-internet-deve-ser-votado-hoje [12]

Entenda mais sobre o Marco Civil

Vídeo explica o que é o Marco Civil

Confira mais detalhes [13]sobre a proposta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [58] Fazer uma Reclamação [58] Fazer uma Elogio [58] Fazer uma Sugestão [58] Fazer uma Solicitação [58] Fazer uma Simplifique [58]

Deixe seu comentário