TCU analisa contas do governo federal em 2014

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo sessão do TCU para analisar contas do governo Dilma

Criado em 07/10/15 15h45 e atualizado em 07/10/15 16h42
Por Portal EBC Fonte:Tribunal de Contas da União

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) se reúne, a partir das 17h desta quarta-feira (7), em sessão extraordinária, para emitir o parecer prévio sobre as contas da Presidente da República referentes ao exercício de 2014. Em junho, o TCU fez um primeiro pedido de esclarecimentos sobre as contas de 2014, com prazo de 30 dias para resposta. O prazo foi estendido em duas oportunidades, após inclusão de novos fatos ao processo.

Na tarde de hoje, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do governo para suspender o julgamento das contas. Com a decisão, o julgamento está mantido, e a suspeição do ministro Augusto Nardes, questionada pelo governo, deve ser analisada no começo da sessão na qual as contas serão julgadas [2].

Acompanhe a sessão ao vivo:


 
A análise técnica das Contas de Governo realizada anualmente pelo TCU é atribuição definida na Constituição Federal de 1988. Após sua conclusão, o parecer é enviado ao Congresso Nacional, que tem a competência para emitir o julgamento das contas.

Leia também no Portal EBC:

Ministro do STF mantém julgamento de contas do governo pelo TCU [2] 

Entenda a polêmica do julgamento das contas do governo Dilma [3]

Ministro do TCU prevê que pedido de suspeição vai atrasar julgamento de contas [4]
 
O parecer do TCU consiste em avaliação do relatório sobre os orçamentos e a atuação governamental, elaborado por diversos órgãos e consolidado pela Controladoria-Geral da União, bem como o Balanço Geral da União, elaborado e consolidado pela Secretaria do Tesouro Nacional. "Trata-se de um diagnóstico sistêmico efetuado pelo TCU sobre aspectos relevantes do desempenho e da conformidade da gestão pública federal no ano que passou", informa o tribunal.

Tags:  contas do governo [8], TCU [9], Dilma Rousseff [10], STF [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário