Compartilhar:

Líderes definem comando de comissões permanentes da Câmara

Criado em 03/03/15 20h05 e atualizado em 03/03/15 21h17
Por Iolando Lourenço Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

Os líderes partidários definiram hoje as comissões que serão presididas por deputados dos seus partidos. A definição seguiu a regra da proporcionalidade e o tamanho dos blocos ou bancadas de cada legenda.

Por causa de acordo entre a legenda e o bloco liderado pelo PMDB, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a principal da Câmara, será presidida por um deputado do PP. Pela CCJ passam todos os projetos em tramitação na Casa.

O PMDB, que tem a segunda maior bancada individual da Câmara, escolheu as comissões de Finanças e Tributação, de Educação e de Segurança Pública. O PT, com a maior bancada da Casa, presidirá as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Direitos Humanos e Minorias.

O PSDB comandará as comissões de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Legislação Participativa. Além da CCJ, o PP presidirá a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

O PR comandará as comissões de Viação e Transportes e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O PSD ficou com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Ao PSB caberá as comissões de Turismo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O PDT escolheu para comandar a Comissão de Cultura. O DEM ficou com a de Defesa do Consumidor.

A Comissão de Esporte será comandada por um deputado do PRB. O partido já comanda o Ministério do Esporte. Coube ao PSC a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. O PCdoB comandará a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O PTB presidirá a Comissão de Seguridade Social e Família e o SDD a de Trabalho, Administração e Serviço Público.

As eleições dos presidentes e vices das 23 comissões técnicas e permanentes da Câmara deverão ser realizadas amanhã (4) pela manhã. Caberá aos líderes partidários indicarem os escolhidos pelas bancadas. A eleição é obrigatória, mas normalmente o indicado é eleito pela quase totalidade dos integrantes das comissões.

A partir das instalações e eleições das mesas diretoras, as comissões começarão suas atividades. Cabe às comissões permanentes discutir e votar matérias em tramitação na Câmara.

 

Tags:  Câmara [4], comissões [5], líderes [6], definição [7], eleição [8], Política [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário