Compartilhar:

Cometemos erro com o Fies e voltamos atrás, admite Dilma

Criado em 16/03/15 20h15 e atualizado em 16/03/15 20h29
Por Paulo Victor Chagas Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

Ao comentar as manifestações de ontem (15) contra o governo, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que o governo errou ao deixar que o setor privado controlasse as matrículas feitas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, Dilma disse que “em qualquer atividade humana se comete erros”, e ressalvou a possibilidade que “o governo possa ter até cometido algum erro” com relação à crise econômica, mas pediu que sejam apontados os momentos em que ela não foi humilde [3] para que possa avaliar  se tem razão.

Logo depois, ela se lembrou de um erro cometido pelo governo. “Quem controlava as matrículas era o setor privado. Esse é um erro que cometemos, detectamos, voltamos atrás e estamos ajustando o programa. Antes, as matrículas eram feitas diretamente com as instituições, agora elas vão ter de passar pelo governo”, acrescentou.

A presidenta garantiu, no entanto, que esse erro não é culpa do setor privado, já que esse controle é feito em outras áreas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desde que foram publicadas, no final do ano passado, alterações nas regras do Fies, o fundo tem sido alvo de embate entre governo e instituições privadas. Restrições de qualidade e de valores foram impostas à oferta de financiamento. Estudantes não estão conseguindo renovar contratos com instituições que tiveram reajustes nas mensalidades acima de 6,4% e estão enfrentando um sistema congestionado para novos financiamentos.

Sobre a exigência de nota mínima, de 450 pontos em média, nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a presidenta defendeu a medida, e disse ser inaceitável alguém que tirou "zero em português", ter acesso ao financiamento. Para ela, "esse que teve zero compromete o Brasil".

Dilma também negou que haja problemas com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e reafirmou o compromisso de oferta total de 12 milhões de vagas [4].

Tags:  Dilma [6], erro [7], Fies [8], volta [9], correção [10], admitiu [11], Política [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário