Dilma Rousseff durante a votação no 2º turno, em Porto Alegre

Imagem:

Compartilhar:

TSE manda revista Veja adequar publicação do direito de resposta de Dilma

Criado em 26/10/14 20h21 e atualizado em 05/01/15 08h59
Por André Richter Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu hoje (26) que a revista Veja tem de publicar o direito de resposta concedido à candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, conforme a determinação do tribunal. Gonzaga atendeu a pedido de Ministério Público Eleitoral (MPE).

Leia também:

TSE concede direito de resposta a Dilma no site da revista Veja [3]

Dilma classifica reportagem da Veja de "terrorismo eleitoral" [4]

De acordo com a decisão, a revista deve publicar o texto no mesmo lugar e tamanho da capa da edição desta semana. A multa para o descumprimento da determinação é R$ 250 mil por hora.

No pedido feito ao TSE, o vice-procurador eleitoral, Eugênio Aragão, afirmou que Veja descumpriu a decisão do TSE ao publicar em seu site o direito de resposta fora do padrão determinado. "A medida adotada pela representada traduz inequívoco descumprimento de decisão judicial, temperada de ingrediente de escárnio e menosprezo à autoridade de decisão emanada deste Tribunal Superior Eleitoral, o que desafia medidas mais rigorosas e enérgicas com vistas ao seu efetivo cumprimento”, disse Aragão.

Ontem (26), Gonzaga concedeu direito de resposta à coligação Com a Força do Povo, que apoia a candidata Dilma Rousseff, no site da revista após divulgação de matéria em que o doleiro Alberto Youssef diz que a presidenta Dilma Rousseff  e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam de irregularidades na Petrobras.

O site da revista publicou, na madrugada deste domingo, o direito de resposta e, simultaneamente, divulgou nota na qual critica a decisão do TSE. A nota da revista é intitulada A fragilidade da liberdade de expressão durante as eleições.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes socias com a hashtag #votoavoto

Editor: Stênio Ribeiro

Tags:  eleições [5], segundo turno [6], direito de resposta [7], Veja [8], Dilma [9], TSE [10], Eleições 2014 [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário