PSOL lançou neste domingo, 22, a candidatura da ex-deputada Luciana Genro (RS) à Presidência da República.

Imagem:

Compartilhar:

Luciana Genro quer asilo do Brasil a Edward Snowden

Criado em 07/08/14 19h57 e atualizado em 07/08/14 20h11
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

 

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, defendeu nesta quinta-feira (7) que o Brasil ofereça asilo político a Edward Snowden, consultor de informática que prestava serviços para a NSA (agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela se encontrou à tarde com o jornalista Glenn Greenwald, que publicou na imprensa as denúncias de Snowden sobre o sistema de espionagem dos EUA a diversos países, incluindo o Brasil.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014 no Portal EBC [3]

“Eu pedi esta conversa com o Glenn, porque entendo, enquanto candidata à presidente, que a discussão sobre o asilo ao Snowden é um debate de interesse nacional. É uma obrigação moral oferecer asilo a alguém que teve a coragem de desafiar os Estados Unidos para revelar ao mundo um sistema de vigilância perverso, que traz o risco de transformar a internet em um instrumento de controle não só político, como pessoal”, disse a candidata.

A entrevista, originalmente marcada em uma confeitaria que funciona dentro do Forte de Copacabana, teve que ser transferida de lugar, pois a polícia alegou que é vedada a utilização de prédios públicos para eventos políticos. A entrevista ocorreu em um quiosque na beira da praia.

Luciana Genro disse que trará o tema do asilo para dentro do horário político eleitoral e também para os debates entre os candidatos. Segundo ela, é importante saber que tipos de informações foram capturadas pelos norte-americanos, incluindo do governo brasileiro e de estatais.

“O Snowden pode nos ajudar a compreender como ocorreu o vazamento de informações da Petrobras e a possibilidade de vigilância sobre a presidente da República. E de que forma as empresas de telecomunicações do Brasil contribuíram ou foram vítimas desse processo de quebra de sigilo. Sendo eleita presidente da República, meu primeiro gesto de diplomacia seria a concessão de asilo ao Snowden”, disse a candidata.

Greenwald, que atualmente mora no Rio de Janeiro, disse que Snowden gostaria de viver no Brasil, embora ele tenha recebido a prorrogação, por mais três anos, do visto de permanência na Rússia. “Todos os países que foram beneficiados com as revelações do Snowden têm uma obrigação legal e moral para proteger os seus direitos com o asilo. Para mim, os dois que têm maior obrigação são o Brasil e a Alemanha”, declarou Greenwald.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário