Marco Feliciano ( PSC-SP) é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Deputados do PT e Psol farão reunião para tomar medidas sobre eleição de Feliciano

Criado em 07/03/13 12h19 e atualizado em 07/03/13 12h49
Por Agência Câmara [2]

Marco Feliciano - 1
Marco Feliciano ( PSC-SP) é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (Alexandra Martins / Câmara dos Deputados)

Do lado de fora da sala da Comissão de Direitos Humanos, deputados do PT e do Psol que haviam se retirado da reunião acompanhando o atual presidente do colegiado, deputado Domingos Dutra (PT-MA), afirmaram que pretendem realizar uma reunião na próxima terça-feira(12), às 11 horas, para decidir que medidas tomarão. Eles cogitam, inclusive, formar uma comissão paralela de Direitos Humanos, em protesto contra a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que foi acusado de ser racista e homofóbico por manifestantes e setores de movimentos sociais ligados aos direitos humanos.

Leia mais:

Pastor é eleito para Comissão de Direitos Humanos da Câmara em reunião tumultuada [3]

PT e P-SOL abandonam comissão de direitos humanos em protesto [4]

Com votos de evangélicos, pastor acusado de homofobia é eleito presidente da Comissão de Diretos Humanos [5]

Domingos Dutra havia abandonado a reunião por se recusar a participar do acordo que previa a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano(PSC-SP) como novo presidente, em reunião fechada, sem o acesso dos manifestantes.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) o que está acontecendo hoje na Câmara é uma história trágica. “Está sendo alçada à presidência dessa comissão uma pessoa que não teria o direito de pleitear esse cargo, porque é uma pessoa que se caracteriza por posturas racistas, homofóbicas e que ferem, a cada palavra, a laicidade do Estado e a democracia”, disse Kokay, que estava acompanhada dos deputados Jean Wyllys (Psol-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Janete Pietá (PT-SP) e Chico Alencar (Psol-RJ). “Nós não podíamos estar sendo cúmplices desse atentado à comissão”, completou Kokay. A deputada ainda criticou o presidente da Câmara, Henrique Alves, por não ter resolvido “essa crise” ontem.

Confira imagens da sessão

 

O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) afirmou que a Câmara dos Deputados não pode assistir tranquilamente ao sepultamento da Comissão de Direitos Humanos. “Nesse momento está sendo realizada uma votação secreta para se escolher o que poderíamos chamar de um vampiro cuidando de um banco de sangue”, ironizou. “Temos que dar o passo seguinte sobre essa comissão ilícita”, completou Alencar, referindo-se à possibilidade de, inclusive, haver a criação de uma comissão paralela.

Para a deputada Luíza Erundina (PSB-SP), a confirmação do deputado Pastor Marco Feliciano não vai acabar com o ânimo dos que lutam por liberdades democráticas. “Escolhemos como projeto de vida a luta pelos diretos humanos, sociais e pelos diretos de cidadania, luta essa que nos custou um preço alto na época da ditadura e da repressão”, disse. “Se imaginam que isso nos tira o alento, o ânimo, estão enganados porque nós somos revolucionários”, completou.

O deputado Pastor Marco Feliciano foi confirmado há pouco, por 11 votos a favor e um em branco, como presidente da comissão.

Tags:  Marcos Feliciano [13], Congresso Nacional [14], votos [15], parlamentares [16], bancada evangélica [17], evangélicos [18], Comissão de Diretos Humanos e Minorias [19], CDH [20], deputado [21], pastor [22], Marco Feliciano [23], PSC [24], SP [25], presidir [26], colegiado [27], homofobia [28], racismo [29], direitos [30], homossexuais [31], negros [32], votação [33], escolha [34], eleição [35], PT [36], PSOL [37], deputado Domingos Dutra [38], sociedade [39], protesto [40], Jean Wyllys [41], Supremo Tribunal Federal [42], brasileiro [43], PMDB [44], PSDB [45], PR [46], PTC [47], PSB [48], Pastor Eurico [49], Bolsonaro [50], Partido Social Cristão [51], polêmica [52], acompanhamento [53]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [54] Fazer uma Reclamação [54] Fazer uma Elogio [54] Fazer uma Sugestão [54] Fazer uma Solicitação [54] Fazer uma Simplifique [54]

Deixe seu comentário