O presidente da Câmara, Marco Maia, fala com jornalistas após reunião de líderes partidários no gabinete do presidente do Senado, José Sarney

Imagem:

Compartilhar:

Ida de Mantega ao Congresso é desnecessária, diz Marco Maia

Criado em 08/01/13 13h58 e atualizado em 08/01/13 14h13
Por Ivan Richard Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Marco Maia
Maia diz que a convocação do ministro é uma tentativa de criar uma “falsa polêmica” (Foto: José Cruz/ABr)

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), classificou nesta segunda-feira (8) como desnecessária a ida o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao Congresso durante o recesso parlamentar com o objetivo de explicações sobre o uso do Fundo Soberano do Brasil (FSB) para reforçar o superávit primário. O parlamentar defendeu a medida fiscal do governo e disse que a convocação do ministro é uma tentativa de criar uma “falsa polêmica”.

Partidos de oposição criticaram [3]o resgate R$ 12,4 bilhões do Fundo Soberano para reforçar o caixa do Tesouro Nacional a fim de ajudar o governo a cumprir a meta de superávit primário de 2012 [4] e querem que Mantega preste esclarecimentos à Comissão Representativa, que funciona nos períodos de recesso parlamentar.

“Neste momento é desnecessário, não temos uma situação urgente ou premente que exija que o ministro venha, inclusive, antes do final do recesso. Acho que não interessa a nenhum brasileiro, esteja ele na situação ou na oposição, se criar uma falsa polêmica sobre um tema que só vai atrapalhar o Brasil”, disse Marco Maia.

O presidente da Câmara disse que na volta dos trabalhos legislativos o ministro poderá comparecer ao Congresso para falar sobre temas importantes. “Não há nenhuma irregularidade, nada que leve a um debate, a uma discussão mais acalorada por parte do Congresso. Depois que acabar o recesso e o Congresso retomar suas atividades, acho normal os ministros virem ao Congresso prestar esclarecimentos. Não vejo problema nisso, faz parte da democracia e está previsto na Constituição”, lembrou.

Para Marco Maia, o país agora precisa estar unido para superar as dificuldades provocadas pela crise internacional. “O que precisamos é estar todos juntos, defendendo as medidas tomadas pelo governo, de forma acertada, e apostar que vamos ter um ano de crescimento econômico, de distribuição de renda, de aumento do número de postos de trabalho, porque é o que interessa a todo mundo.”

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário