ONU alerta que 2015 pode ser o ano mais quente já registrado

Imagem: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Compartilhar:

2015 pode ser o ano mais quente já registrado, alerta ONU

Criado em 25/11/15 16h51 e atualizado em 25/11/15 17h03
Por Rádio ONU [2]

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, afirmou que a temperatura média da superfície global em 2015 "deve ser a mais quente já registrada e atingir o marco simbólico e significativo de 1°C acima da época pré-industrial".

Segundo a agência da ONU, as razões são a combinação de um El Niño forte e o aquecimento global induzido por humanos.

Clima Extremo

Os anos entre 2011 e 2015 devem representar o período de cinco anos mais quente já registrado, com diversos eventos climáticos extremos, especialmente ondas de calor.

De acordo com a OMM, isto é influenciado pela mudança climática. Segundo o chefe da agência, Michel Jarraud, "o estado do clima global em 2015 será histórico por diversas razões".

Ele afirmou que os índices de gases que causam o efeito estufa na atmosfera chegaram a novos máximos na primavera do hemisfério norte em 2015.

Escolhas

Jarraud disse ainda que as temperaturas nas superfícies dos oceanos estão em seus níveis mais altos já registrados.

O chefe da agência da agência afirmou que as emissões de gases de efeito estufa, que estão causando a mudança climática, podem ser controlados e que o mundo tem o conhecimento e as ferramentas para agir.

Para Jarraud, esta geração "tem uma escolha e as futuras não terão".

El Niño

Além disso, ele ressaltou um "El Niño poderoso, que ainda está ganhando força".

O fenômeno climático estaria "influenciando padrões climáticos em muitas partes do mundo e causou um outubro excepcionalmente quente". Segundo Jarraud, os impactos de aquecimento do El Niño devem continuar em 2016.

De forma consistente com impactos típicos do fenômeno, grandes áreas da América Central e do Caribe registraram chuvas abaixo da média. No Brasil, o ano começou com secas em áreas ao sul e leste do país, que depois foram para o norte, com chuvas escassas durante a temporada de seca na Amazônia.

COP 21

A OMM publicou sua previsão sobre o estado do clima este ano e uma análise adicional para o período entre 2011 e 2015 para informar as negociações na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP 21.

O encontro começa na segunda-feira, 30 de novembro, em Paris.

Uma estimativa preliminar, baseada em dados de janeiro a outubro, mostra que a temperatura média da superfície global até o momento em 2015 foi 0,73º C maior que entre 1961 e 1990 e cerca de 1ºC acima do período pré-industrial, entre 1880-1899.

Tags:  calor [6], clima [7], temperatura [8], alterações climáticas [9], ONU [10], COP 21 [11], meio ambiente [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário