Sarah Menezes: "O judô merece mais apoio, porque tem resultados"

Imagem:

Compartilhar:

Sarah Menezes: "O judô merece mais apoio, porque tem resultados"

Criado em 02/08/12 14h20 e atualizado em 02/08/12 18h03
Por EBC na Rede

Assista, no player abaixo, a conversa com Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Expedito Falcão e Ricardo Leyser na íntegra:

O judô brasileiro e as medalhas em Londres 2012 foram assunto do hangout (ferramenta da rede social Google+, que possibilita a criação de uma sala de videoconferência com vários participantes) promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Direto de Londres, a judoca medalha de ouro Sarah Menezes e o medalhista de bronze Felipe Kitadai, conversaram com o jornalista André Luiz Mendes, em Brasília, sobre os resultados nos Jogos e a evolução do esporte no Brasil.

Também participaram do bate-papo o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e Expedito Falcão, responsável pelo treinamento de Sarah Menezes em Teresina-PI. Os internautas também puderam interagir com os atletas, enviando perguntas pelo twitter com a hashtag #BRemLondres.

Veja quais foram os principais assuntos da conversa:

Projeto social

Depois de anunciar que vai manter um projeto social em Teresina para incentivar o judô do Piauí, Sarah Menezes, medalha de ouro em Londres, adiantou que o projeto ainda precisa de suporte financeiro: "Todo apoio vai ser bem-vindo. Nós precisamos de uma sede própria, porque a casa onde o projeto funciona hoje é alugada. Além disso, precisamos de recursos para mantê-lo". E defende: "O judô merece o apoio de todos, porque está tendo resultado e levando o Brasil para o mundo".

Visibilidade

Bronze na categoria ligeiro (até 60kg), Felipe Kitadai cobrou atenção da imprensa para os esportes olímpicos: "O judô e outros esportes olímpicos quase não aparecem na mídia. Temos tantos ícones do esporte olímpico, e eles são muito pouco explorados", criticou. "Muitas crianças começam a jogar futebol porque elas vêem o Ronaldo, o Ronaldinho e o Neymar e querem ser como eles. Se conseguirmos os resultados e formos mostrados, as crianças vão querer ser como a Sarah Menezes ou o Aurélio Miguel (judoca medalha de ouro em Seul-88).

Bolsa-Atleta

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, anunciou durante o hangout que em breve vai ser lançada uma segunda etapa do programa Bolsa-Atleta. Segundo ele, esta "nova geração" do programa vai se estender aos atletas brasileiros com chances de ganharem medalhas, que passarão a receber subsídios maiores. As comissões técnicas destes atletas também vão passar a receber o auxílio financeiro.

Popularização do judô

Expedito Falcão, técnico de Sarah Menezes, enxerga que o judô, apesar de ser um dos esportes brasileiros mais vitoriosos em Jogos Olímpicos, ainda é bastante inacessível à população: "O judô ainda é um esporte muito elitizado, e não é popular entre as pessoas mais pobres. O garoto que tem recurso para pagar uma mensalidade, comprar um quimono, vai atrás. Quem não tem não vai praticar", lamenta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário