Mudanças só me fizeram evoluir, diz Natália Falavigna

Imagem:

Compartilhar:

Mudanças só me fizeram evoluir, diz Natália Falavigna

Criado em 30/07/12 18h24 e atualizado em 30/07/12 20h17
Por EBC na Rede

Taekwondista Natália Falavigna durante treino
Natália Falavigna foi a primeira atleta do taekwondo a ganhar uma medalha olímpica: bronze em Pequim 2008 (Foto: Moreno Bastos / Especial para a EBC na Rede)

Confira aqui o quadro de medalhas completo [2]

Com a calma que demonstrou para superar duas graves lesões no joelho, que a deixaram quase dois anos foram das lutas, Natália Falavigna diz que chega a Londres 2012 melhor do que quando desembarcou em Pequim, nos Jogos Olímpicos de 2008, onde conquistou o bronze.

“Muita coisa mudou. Mas eu chego contente com as mudanças, com o caminho que o ciclo olímpico tomou. Houve percalços, lesões no caminho. Mas estou contente com minha equipe de trabalho. Tive respaldo técnico e evolui bastante. Chegou hoje em 2012, melhor do estava em 2008. Amadureci com os problemas, com as mudanças e com os treinos”, conta Falavigna.

Aos 28 anos, a lutadora de taekwondo paranaense da categoria até 67kg, que se prepara para disputar sua terceira Olimpíada, acredita que os obstáculos enfrentados nos último ciclo olímpico foram importantes para a trilha percorrida até Londres.

Veja a entrevista que a atleta concedeu no Crystal Palace:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“Eu trabalhei muito para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Quando se tem uma lesão é necessário reestruturar a parte física e foi isso que fiz nesse tempo. Mas isso me faz aproveitar ainda mais o momento, aproveitar os treinos. Isso me deixa feliz.”

Além das dificuldades com seu joelho lesionado, Falavigna sofreu com a desconfiança e a insegurança do retorno às competições. Em seu primeiro teste após a recuperação, no Pan de Guadalajara, em outubro de 2011, a lutadora fracassou. Ainda sem ritmo, perdeu na estreia.

“Para mim não pesou essa derrota, porque era a primeira vez que eu lutava desde a lesão. Mas para outras pessoas falam. Dentro do taekwondo eram as que mais queriam que eu não voltasse. Então tinha que provar que podia, com minha vontade”, lembra a campeã mundial em Madri 2005, na categoria até 72kg.

A resposta veio um mês depois, na seletiva pan-americana. Em sua última chance por uma vaga em Londres, a lutadora venceu todos os seus combates para carimbar o passaporte a Londres.

Munida pelo auxílio de três treinadores, o norte-americano Robert Fausset e os irmãos brasileiros Reginaldo e Clayton dos Santos, Falavigna chega a capital inglesa focada na chance de retomar um posto entre as melhores em sua categoria e uma nova medalha. Para isso, vem realizando trabalhos focados em suas potenciais adversárias. Também está se adaptando aos novos formatos do esporte. Em Londres 2012 será a primeira vez em uma Olimpíada que o colete dos lutadores será eletrônico, para marcar a pontuação dos atletas. Antes, os pontos eram decididos pelos árbitros da luta.

"Tenho muitas novas respostas a golpes. Agora, com esse trabalho de base, eu gosto muito de criar. E eles (treinadores) me deram a oportunidade de aprender e criar novos golpes e será assim que eu vou tentar pontuar nas lutas.”

Nos Jogos de Londres, Natália Falavigna vai defender o Brasil juntamente com Diogo Silva, que retorna aos eventos, após ser quarto lugar em Atenas 2004. Silva luta na categoria até 68kg.

Assista ao treino da Natália Falavigna:
Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  jogos olímpicos [3], Olimpíadas [4], Londres 2012 [5], london [6], Londres [7], Taekwondo [8], taekwondista [9], Natália Falavigna [10], medalha [11], bronze [12], Pequim 2008 [13], Pequim [14], 2008 [15], luta [16], lutadora [17], atleta [18], mulher [19], paranaense [20], Natalia [21], Falavigna [22], Estreia [23], lesão [24], joelho [25]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário