Compartilhar:

Romênia vai julgar ex-presidente Iliescu por crimes contra a humanidade

Criado em 21/10/15 10h30 e atualizado em 21/10/15 11h29
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

Um tribunal da Romênia decidiu hoje (21) julgar o ex-presidente Ion Iliescu por supostos crimes contra a humanidade cometidos na repressão violenta de manifestações nos anos 90, meses depois do fim do regime comunista.

“O senhor Iliescu foi informado de que foram iniciados procedimentos legais contra ele”, disse um porta-voz do Ministério Público romeno.

O ex-presidente, que esteve hoje por cerca de uma hora no tribunal, recusou-se a falar com jornalistas que o aguardavam à saída.

Iliescu é acusado de reprimir violentamente um movimento de oposição, durante protesto que bloqueou o centro de Bucareste durante várias semanas em meados da década de 90, seis meses depois da queda do regime comunista liderado por Nicolai Ceausescu.

“A repressão violenta da manifestação, feita na Praça da Universidade, deixou quatro mortos e cerca de 1.000 feridos, três deles a tiro”, informou o Ministério Público em comunicado.

A instituição abriu inquérito sobre o caso em março, seis meses depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter criticado a Justiça romena por não investigar devidamente o incidente.

Ion Iliescu, de 85 anos, foi acusado em 2005 de homicídio e tentativa de homicídio na repressão do protesto, mas o processo foi arquivado em 2008.

O ex-presidente, que dirigiu o país de 1990 a 1996 e de 2000 a 2004, afirmou em 2005 que uma condenação seria “vergonha nacional”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário