Imagem:

Compartilhar:

Unasul pede que Venezuela marque data para as eleições legislativas

Criado em 12/05/15 20h02 e atualizado em 12/05/15 20h27
Por Flavia Villela Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

O secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, fala durante assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a UNASUL (Elza Fiuza /Agência Brasil)

Para Ernesto Samper, a definição da data é necessária para que a Unasul consiga enviar uma missão para  acompanhar o processo eleitoral - Elza Fiúza/Agência Brasil

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) espera que o governo da Venezuela marque a data das eleições legislativas o mais breve possível, afirmou hoje (12) o secretário-geral do orgão, Ernesto Samper. “Precisamos que seja marcada a data exata, pois, por enquanto, só informaram que será no último trimestre. Para termos tempo de enviar uma missão para acompanhar o processo eleitoral, precisamos da data exata”, explicou Samper.

Em visita de três dias ao Brasil, Ernesto Samper esteve à tarde no Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), no centro do Rio de Janeiro, de modo a firmar parcerias e traçar estratégias na área da saúde na região.

Samper também reafirmou que a Unsaul insiste na intervenção da Cruz Vermelha Internacional para analisar a situação dos oposicionistas [3] presos na Venezuela. “Também estamos trabalhando o tema da redistribuição, pois o problema de abastecimento de 27 produtos de necessidades básicas é o mais grave no país”, acrescentou.

 “Também estamos trabalhando o tema da redistribuição, pois o problema de abastecimento de 27 produtos de necessidades básicas é o mais grave no país”

Ontem (11), em Brasília, ele se reuniu com ministros e representantes de organismos brasileiros para tratar de assuntos nas áreas de educação, saúde e integração produtiva. Samper adiantou que foram discutidas formas para tirar do papel sete projetos regionais prioritários, como o Ferrovia Interoceânica, entre Paranaguá, no Paraná, e Antofagasta, na Argentina.

“Concordamos com as autoridades econômicas brasileiras que não faz sentido uma região não estudar estratégias de financiamento e de integração física”, destacou Samper.

“Esses projetos precisam de US$ 30 bilhões de financiamento, mas a região não tem esses recursos. A perspectiva é conseguir o dinheiro por meio de bancos dos Brics [Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul] e da China. Enfim, estamos estudando as possibilidades. Para isso, precisamos de uma boa macroeconomia. Essa é outra estratégia financeira que também estivemos estudando”, disse o secretário.

Ernesto Samper também cogitou o Banco del Sur [4] como potencial financiador dos projetos. Criada em 2008, a Unasul é um organismo formado pelos 12 países da América do Sul. O objetivo é construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político.

 

Tags:  Unasul [6], venezuela [7], Legislativo [8], eleições [9], data [10], Internacional [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário