Compartilhar:

EUA e Turquia assinam acordo para treinar e equipar oposição moderada Síria

Criado em 19/02/15 19h34 e atualizado em 19/02/15 20h30
Por Agência Lusa Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil [2]

Os Estados Unidos e a Turquia assinaram acordo para treinar e equipar a “oposição moderada” da Síria, anunciou hoje (19), em Ancara, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.

Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia turca disse que o acordo foi assinado pelo vice-secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, Feridun Sinirlioglu, e o embaixador dos Estados Unidos em Ancara, John Bass.

Conflito na Síria
Creative Commons - CC BY 3.0 - Conflito na Síria (Foto: Scott Bobb / Voice of America News / Wikimedia Commons)

Segundo o ministro turco, as forças a serem equipadas e treinadas vão lutar contra o regime do presidente sírio, Bashar Al Assad, e contra o grupo Estado Islâmico e outros terroristas.

Segundo informações divulgadas na imprensa, os norte-americanos vão fornecer o equipamento e a Turquia o treinamento dos membros do Exército da Síria Livre, em grupos de 100 homens, na província de Kirsehir, Anatólia, por períodos de três meses.

Fontes do Pentágono calculam que vão ser formadas 1.200 pessoas durante a duração do programa, que começa em março.

O programa de equipamento e treino vai decorrer durante três anos e poderá incluir outros países, nomeadamente Jordânia e Arábia Saudita, para preparar no total cerca de 15 mil pessoas.

“Há muito para fazer. Nos países vizinhos e em outras partes do mundo, vivem-se situações caóticas. Acreditamos que podemos marcar a diferença trabalhando juntos”, disse Sinirlioglu.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário