Ministério da Saúde coordena treinamento para desembarque de passageiros com ebola

Imagem:

Compartilhar:

EUA: morre médico infectado pelo ebola em Serra Leoa

Criado em 17/11/14 15h18
Por Da Agência Lusa [2] Edição:Marcos Chagas

O cirurgião Martin Salia, de 44 anos, morreu, hoje (17), no Centro Médico de Nebraska, nos Estados Unidos, onde estava internado desde sábado (15). Morador de Maryland, Salia contraiu o vírus enquanto trabalhava em um hospital de Freetown, em Serra Leoa, país africano onde nasceu.

“Informamos com imenso pesar que o terceiro paciente que tratamos por ebola, o doutor Martin Salia, morreu devido aos sintomas muito avançados da doença”, informou o centro médico que, ontem (16), anunciou que o estado clínico do cirurgião era grave.

Salia foi o primeiro cidadão de Serra Leoa infectado pelo ebola a ser repatriado para os EUA, onde outras nove pessoas já recebem tratamento. A maioria contraiu a doença em países africanos.

“Apesar dos esforços", a doença estava em estágio avançado para que [o médico] pudesse ser salvo, lamentou o hospital, especialmente equipado para o tratamento de doentes afetados pelo vírus.

Leia também no Portal EBC:

Médicos chineses na Libéria reforçam luta contra ebola [3]

G20 se compromete com combate ao ebola sem acordo quanto a ajuda financeira [4]

Ebola: OMS forma técnicos da Guiné-Bissau para prevenção da doença [5]

O diretor da instituição, Phil Smith, informou que Martin Salia sofria de deficiência renal e respiratória quando chegou aos Estados Unidos. Além de ser submetido a diálise e de contar com auxílio de equipamentos para respirar, o médico recebeu plasma de um doador que se curou da doença e um soro experimental ainda não testado em ensaios clínicos. Mesmo assim, seu organismo não conseguiu combater o vírus.

“Utilizamos os tratamentos disponíveis para garantir todas as hipóteses de sobrevivência ao doutor Salia”, acrescentou o diretor da unidade especializada do hospital, Phil Smith.

Confira no mapa abaixo o número de casos da doença por país:

View Casos de Ebola [6] in a full screen map

Editor: Marcos Chagas

 

Tags:  ebola [7], vírus [8], epidemia [9], médico [10], Americano [11], EUA [12], Estados Unidos [13], morte [14], tratamento [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário