Trabalhadores acomodam corpos de pessoas mortas pelo Ebola na Libéria

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro espanhol pede calma à população em relação a contágio de ebola

Criado em 08/10/14 08h20 e atualizado em 08/10/14 15h26
Por Agência Brasil [2] Edição:Talita Cavalcante

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, em reunião no Congresso hoje (8) em Madri, capital espanhola, falou pela primeira vez sobre a crise do ebola na Espanha. Ele pediu tranquilidade à população. “Vamos deixar os profissionais de saúde trabalharem. Vamos acreditar neles. Eles têm um prestígio comprovado. O sistema de saúde da Espanha é um dos melhores do mundo.”

Rajoy disse que a prioridade do governo espanhol é dar assistência à auxiliar de enfermagem infectada e, depois, monitorar todas as pessoas com as quais ela teve contato. “O que eu tenho a dizer ao público é que essa não é uma doença de fácil contágio. Só é transmitida pelo contato direto com um paciente em estágio avançado. O que temos que fazer no momento é ficar atentos, mas manter a calma.”

O primeiro caso de contágio de paciente pelo vírus ebola fora da África foi confirmado em Madri, na Espanha, na segunda-feira (6). A auxiliar de enfermagem Teresa Romero, que fez parte da equipe que cuidou dos missionários espanhóis Miguel Pajares e Manuel Garcia Viejo, foi contaminada com o vírus. Os missionários morreram no Hospital Carlos III, em Madri, depois de contraírem o ebola em Serra Leoa, na África.

Teresa Romero foi isolada e está sendo tratada. Cerca de 30 pessoas que tiveram contato com a enfermeira estão sendo monitoradas. Seis delas já foram submetidas a isolamento preventivo, entre elas, o marido da enfermeira, Javier Limón.

Leia mais notícias:

Ebola: Estados Unidos estudam novas medidas para controle de viajantes [3]

Diretor da OMS diz que epidemia de ebola pode ser controlada em três meses [4]

Uma grande mobilização se formou nas redes sociais em defesa do cachorro do casal, Excalibur, cujo sacrifício já foi autorizado pela Justiça. Milhares de pessoas aderiram à campanha e a hashtag #SalvemosaExcalibur aparece hoje em primeiro lugar nos Top Trends do Twitter. A reivindicação é que o animal seja colocado em isolamento, em vez de ser imediatamente sacrificado. Um grupo de cerca de 50 pessoas protestou nesta manhã contra o sacrifício em frente à casa da enfermeira, na cidade de Alcorcón.

Trabalhadores e usuários do sistema de saúde espanhol estão convocando, para o fim da tarde de hoje, uma manifestação em frente ao Hospital Carlos III, em protesto contra a gestão da crise do ebola no país.

info_ebola

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário