Segundo analistas políticos, o debate desta segunda-feira (22) foi sem brilho e sobre temas de política externa

Imagem:

Compartilhar:

EUA bombardeia Iraque em ataque contra islamistas

Criado em 08/08/14 18h16 e atualizado em 08/08/14 18h51
Por Portal EBC*

Aviões dos Estados Unidos atacaram nesta sexta-feira (8) islamitas radicais no Iraque após o presidente Barack Obama autorizar o uso da força militar para frear um avanço dos do grupo radical  islâmico Estado Islâmico que tomaram  a maior cidade cristã do país.

O ataque marca a retomada da intervenção militar dos Estados Unidos no Itaque logo que Obama ordenou o fim da missão de combate e as tropas norte-americanas abandonaram o país árabe, em dezembro de 2011, após oito anos de guerra que começou com a invasão de 2003 para derrotar Saddam Hussein.

Leia mais notícias de Internacional no Portal EBC [2]

Segundo informações do Pentágono, dois caças-bombardeiros norte-americanos lançaram bombas de 250 quilos sobre a artilharia móvel do grupo radical denominado Estado Islâmico (EI) que visava as forças curdas em Erbil, no Curdistão iraquiano. Segundo os EUA, as forças islamistas ameaçavam civis e militares norte-americanos na capital do Curdistão.

O porta-voz do governo dos EUA, Josh Earnest afirmou que o exército norte-americano respondeu a um pedido do governo iraquiano ao efetuar os ataques e informou que não serão enviadas tropas terrestres para a operação, que não tem data fixada para ser finalizada.

As Nações Unidas anunciaram que estão a tentar garantir a abertura de um corredor humanitário no norte do Iraque para evacuar os civis encurralados pela ofensiva do grupo islamita.

* Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Télam [3] e de Portugalm, Lusa 

Tags:  Iraque [4], EUA [5], ataque [6], bomardeio [7], Estado islâmico [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário