Acampamento improvisado para abrigar os refugiados ao norte do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Curdistão abriga 700 mil iraquianos expulsos de suas casas pelo Estado Islâmico

Criado em 22/08/14 13h45 e atualizado em 22/08/14 14h08
Por Danilo Macedo Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

O Curdistão iraquiano, área sob controle curdo no Norte do Iraque, já abriga 700 mil iraquianos expulsos de suas casas desde o início das ofensivas pelos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI). A informação foi divulgada hoje (22) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Veja também no Portal EBC:

Entenda a ascensão do Estado Islâmico e o conflito envolvendo o grupo no Iraque [3]

Iraque acusa Estado Islâmico de assassinar 500 pessoas e sequestrar 300 mulheres [4]

Segundo o porta-voz da agência da ONU, Adrian Edwards, a maioria dos refugiados chegou no início de junho. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas se deslocaram de suas casas no Iraque devido aos combates em 2014.

Segundo o Acnur, os refugiados que foram para o Curdistão estão vivendo em escolas, mesquitas, igrejas e prédios em construção. O Alto Comissariado organiza uma grande operação humanitária, iniciada na última quarta-feira (20), para ajudar 500 mil pessoas que fugiram dos ataques do EI no Norte do Iraque, que levará 2,4 mil toneladas de suprimentos à região.

A ajuda humanitária está sendo enviada por via aérea, terrestre e marítima. A ofensiva dos extremistas do EI que levou à fuga dos iraquianos teve início em junho, ao Norte de Bagdá, e se estendeu para o Norte do país em agosto, chegando a áreas controladas pelos curdos. O EI se aproveitou da falta de legitimidade do governo do Iraque, sob poder xiita, que não conseguiu se articular com sunitas e curdos.

Editor: Lílian Beraldo

Tags:  Internacional [1], Estado islâmico [5], sunitas [6], xiitas [7], Curdistão [8], Acnur [9], refugiados [10], Iraque [11], curdos [12], árabes [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário