Compartilhar:

Iraque: premiê recusa formar governo de emergência nacional

Criado em 25/06/14 11h26 e atualizado em 25/06/14 11h41
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, recusou hoje (25) formar um governo de emergência nacional para enfrentar a ofensiva jihadista sunita em cinco províncias do país. “O apelo para a formação de um governo de emergência nacional é um golpe contra a Constituição e contra o processo político”, disse Maliki em discurso transmitido pela televisão.

Leia também no Portal EBC: 

Rússia anula autorização para intervenção militar na Ucrânia [3]

Depois de anúncio de cessar-fogo, rebeldes derrubam helicóptero ucraniano [4]

“O perigoso objetivo de formar um governo de emergência nacional não está escondido. É uma tentativa daqueles que são contra a Constituição de eliminar o processo democrático e roubar os votos dos eleitores”, explicou. A aliança política de Al Maliki, primeiro-ministro desde 2006, venceu com ampla margem as eleições legislativas de 30 de abril, elegendo quase o triplo dos deputados do segundo maior partido. O bloco xiita do premiê não obteve, contudo, maioria absoluta e tem de forjar alianças com partidos rivais para formar um governo.

Opositores internos e governos estrangeiros acusam Al Maliki de ter alimentado a ofensiva lançada no início de junho pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) com as políticas sectárias seguidas pelo seu governo e têm apelado para a formação de um governo de emergência nacional que inclua todos os setores da sociedade iraquiana.

Tags:  Iraque [5], violência [6], Nuri Al Maliki [7], xiitas [8], sunitas [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário