Bandeira do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Iraque fornecerá armas a cidadãos que se ofereçam para combater rebeldes

Criado em 10/06/14 10h51 e atualizado em 10/06/14 11h02
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

O governo iraquiano fornecerá armas e equipamento aos cidadãos que se ofereçam para combater militantes jihadistas, anunciou hoje (10) o primeiro-ministro, Nuri Al Maliki, depois de os rebeldes controlarem toda a província de Ninive.

Em uma declaração na televisão oficial iraquiana, Maliki disse que o Executivo "criou um gabinete especial de crise para acompanhar o processo de voluntários, de equipamento e de armamento”.

O premiê pediu também ao parlamento que seja decretado estado de emergência no país devido aos avanços do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em regiões do país. Em uma declaração à nação, o primeiro-ministro afirmou que “a gravidade da situação requer a adoção de medidas necessárias e urgentes”.

Leia também:

Violência no Iraque matou 750 pessoas em abril [3]

O chefe do governo admitiu que o grupo jihadista "se apropriou de instalações vitais", especialmente na província de Ninive e na sua capital, Mossul, no Norte do Iraque.

"Mobilizaremos todos os nossos recursos financeiros, políticos e populares para recuperar as zonas que os terroristas controlaram", disse Maliki, instando as tribos do país a pegar em armas para lutar contra o EIIL.

O primeiro-ministro apelou também à comunidade internacional, especialmente às Nações Unidas (ONU), à Liga Árabe e à União Europeia a assumirem as suas responsabilidades, recordando que "todo o mundo sofrerá se o terrorismo se estender".

Na última semana, o EIIL atacou as forças iraquianas e a população civil em várias partes do país. Nesta terça-feira, centenas de rebeldes assumiram o controle da província de Ninive, no Norte, em um golpe inédito, que reflete a incapacidade do atual governo em travar as investidas dos rebeldes e de evitar que o caos se instale no Iraque.

O presidente do Parlamento, Ossama Al Nojaïfi, confirmou em coletiva de imprensa, a tomada dessa província petrolífera e alertou que os rebeldes se dirigem à província vizinha de Salaheddine, mais ao Sul, a invadir. O primeiro-ministro e chefe do exército Nouri Al Maliki,  é o xiita, que os rebeldes sunitas acusam de ser um "ditador".

Tags:  Internacional [1], Iraque [4], terrorismo [5], jihad [6], armas [7], violência [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário