Crianças no Sudão: mais de 50 mil devem morrer neste ano

Imagem:

Compartilhar:

Sudão do Sul: Alta comissária da ONU diz que país está à beira de catástrofe

Criado em 30/04/14 15h11 e atualizado em 30/04/14 18h31
Por Portal EBC*

A Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, se declarou chocada com a situação do Sudão do Sul, após viagem ao país. "Estou cada vez mais preocupada. Nem os líderes políticos do Sudão do Sul nem a comunidade internacional em geral parecem perceber o quão perigosa é agora a situação”, afirmou.

De acordo com ela, a nação mais jovem do mundo está à beira de uma catástrofe. Nesta quarta, Navy Pillay  fez um apelo, nesta quarta-feira (30), para que líderes do país abandonem suas “lutas de poder pessoal”. Ela esteve no Sudão do Sul por de três dias, acompanhada do assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng. A Alta Comissária falou com a imprensa, na capital do país, Juba.

“A mistura mortífera de recriminação, com discursos de ódio, e mortes por vingança, que vem crescendo ao longo dos últimos quatro meses e meio, parece estar chegando ao ponto de ebulição. Estou cada vez mais preocupada, porque nem os líderes políticos do Sudão do Sul, nem a comunidade internacional em geral, parecem perceber o quão perigosa é agora a situação”, afirmou.

De acordo com a ONU, o conflito, que começou em dezembro de 2013, e é marcado por inúmeras violações graves dos direitos humanos, já deixou milhares de mortos e forçou dezenas de milhares de pessoas a buscar refúgio nas bases da ONU em todo o país.

Segundo Pillay, a lista de estatísticas é “alarmante”. A ONU divulgou que mais de nove mil crianças recrutadas pelas forças armadas de ambos os lados; 32 escolas tomadas pelas forças militares; mais de 20 ataques a clínicas e centros de saúde; muitas mulheres e meninas estupradas, muitas vezes brutalmente; e crianças mortas durante os ataques indiscriminados.

Leia também sobre os 20 anos do massacre em Ruanda

Ruanda: 800 mil mortos, 100 dias de massacre e 20 anos de lições [2]

Saiba mais sobre o massacre [3]

Tags:  Internacional [1], Sudão do Sul [4]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário