Guerrilheiros das Farc

Imagem:

Compartilhar:

Farc reafirmam interesse em formar partido político

Criado em 29/04/14 22h47 e atualizado em 29/04/14 23h09
Por Leandra Felipe Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reiteraram hoje (29) que pretendem formar um partido político depois que for firmado o acordo de paz em negociação com o governo colombiano. O fim do conflito é negociado desde novembro de 2012.

Leia mais notícias [3]

Em comunicado divulgado em Havana, Cuba, pela delegação de negociadores da guerrilha, o grupo afirmou que busca uma saída política para o conflito armado de meio século, e adiantou que, uma vez concluído o processo de paz, pretende participar do cenário político do país.

“Se agora estamos dialogando pela reconciliação é porque existe uma força clandestina e forte, que representa uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução de seu destino”, diz o comunicado. As Farc também voltam a pedir uma Assembleia Nacional Constituinte, rejeitada várias vezes pelo governo, o que se constitue em um dos pontos conflituosos das negociações.

Em novembro do ano passado as Farc e o governo colombiano anunciaram que haviam chegado a um acordo parcial sobre o tema da participação política da guerrilha, após firmado um acordo de paz, mas na época não foram divulgados detalhes sobre uma eventual inserção política de ex-integrantes da guerrilha no sistema político do país.

A participação política das Farc é um dos temas mais polêmicos, que enfrenta rejeição de alguns setores da sociedade, especialmente entre setores ligados a partidos conservadores.

 

Editor:  Stênio Ribeiro

Tags:  Internacional [1], Farc [4], formar [5], partido político [6], Colômbia [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário