Valparaíso, Chile

Imagem:

Compartilhar:

Atividades símicas continuam intensas no Chile

Criado em 03/04/14 18h02 e atualizado em 04/04/14 01h22
Por Da Agência Brasil* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

A atividade sísmica no Norte do Chile continuou intensa hoje (3), dois dias após um terremoto de 8,3 graus na escala Richter que causou a morte de seis pessoas. Especialistas consultados por jornais locais chilenos e pela TV Multiestatal Telesur não descartam que terremotos de grande intensidade ainda possam ocorrer. Na noite de ontem (2) uma réplica de 7,6 graus sacudiu a Região Norte do país.

Leia mais notícias:

Número de mortos no terremoto do Chile sobe para seis [3]

“A situação vai continuar se repetindo, porque uma grande quantidade de energia está acumulada em baixo da terra”, dizem analistas. O governo chileno está em alerta e nos sites da Presidência do Chile e do Ministério do Interior e Segurança Pública, informações são divulgadas em tempo real e foi criado um sistema de monitoramento constante, que reúne alertas e medidas de proteção, evacuação e atenção à população.

O terremoto da última terça-feira causou o desacoplamento de três áreas. “Foi rompida a parte central, um terço da área total de uma lagoa sísmica [no país], a 100 quilômetros [km] de Iquique. Esta zona ainda não liberou energia e compreende duas partes. Uma ao Sul em um raio de 292 km e outra, ao Norte de até 150 km”, informou à Telesur Gabriel González, da Universidade Católica do Norte.

A cidade de Iquique, principal porto do país, ainda tem  problemas de eletricidade e falta de água devido ao terremoto. Duas mil casas foram afetadas, mas ainda não foram contabilizados estragos em regiões mais distantes.


*Com informações da Tv Multiestatal Telesur

Editor: Fábio Massalli

Tags:  Internacional [1], terremoto [4], terremoto no Chile [5], Chile [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário