O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Paraguai confirma candidatura de Fernando Lugo para Secretaria da Unasul

Criado em 08/11/13 12h28 e atualizado em 08/11/13 12h41
Por Télam [2]

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, confirmou nesta sexta-feira (8) que o senador e ex-presidente Fernando Lugo está entre os candidatos à secretaria-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Em declarações divulgadas pela mídia local, o presidente deixou claro, no entanto, que esta situação exige o consenso de todos os países."Não é uma vaga que se nomeia. Tem que ser por consenso. Não é fácil. Basta que um membro não queira e não há consenso ", disse Cartes.

Lugo , em Assunção , disse que nenhum ministros de Relações Exteriores da região o sondou para verificar sua vontade de trabalhar em Unasul. Cartes diz não ter nenhuma objeção ao nome de Lugo, mas que a idéia dos países é que a posição de Secretário-Geral é ocupada por presidentes.

Nno entanto,o único ex-presidente a ocupar a vaga foi Nestor Kirchner. Depois da morte do argentino, em outubro de 2010, a secretaria-geral ficou a cargo da colombiana María Emma Mejía e do venezuelano Alí Rodríguez.

Além de Lugo, a secretaria-geral é disputada pelos diplomatas Jorge Conde, do Uruguai, e Kintto Lucas, do Equador. O ex-presidente paraguaio foi, segundo ele mesmo, sugerido por "países amigos" para ocupar o cargo na Unasul.

A vaga de secretário-geral está vaga desde agosto deste ano, durante a Cúpula do Suriname, no mesmo mês, não houve consenso para eleger seu substituto.

Saiba mais sobre Fernando Lugo e o Paraguai [3]

Fernando Lugo foi deposto da presidência do Paraguai [4] em decisão polêmica tomada pelo Senado do país na noite do dia 22 de junho de 2012. Por causa do impeachment, o Paraguai foi suspenso do Mercosul.

O ex-presidente foi eleito para o senado [5] nas eleições de maio deste ano, quando Horacio Cartes, do Partido Colorado, foi escolhido como novo presidente do Paraguai

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário