Loja judia destruída na "Noite dos Cristais", em Berlim

Imagem:

Compartilhar:

Nazismo: Kristallnacht, ou "noite dos cristais", completa 75 anos

Criado em 09/11/13 11h57 e atualizado em 09/11/13 12h08
Por Agência Lusa

Loja judia destruída na Noite dos Cristais
Loja judia destruída na Kristallnchat, em Berlim (Foto: Memorial dos Judeus Assassinados na Europa/Creative Commonsd)

Dix Hills -  A "Noite dos Cristais" (conhecida entre os judeus por Kristallnacht, o termo alemão) é o nome dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 na Alemanha e na Áustria, então sob o domínio nazista, em que se destruíram sinagogas, lojas, casas e se agrediram pessoas identificadas como judias.

Numa única noite, 91 judeus foram mortos e de 25 mil a 30 mil foram presos e levados para campos de concentração. A noite é considerada um prenúncio do que viria a ser o Holocausto.

"Os eventos da Kristallnacht acabaram com todas as ilusões sobre a Alemanha Nazi. Na noite de 9 de novembro de 1938, enquanto o céu escurecia, uma realidade ainda mais negra tornava-se evidente", disse o said Rabbi Howard R. Buechler, do Centro Judeu de Dix Hills.

 

Tags:  kristallnacht [2], noite dos cristais [3], judeus [4], nazismo [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário