A meteorologia informou também que espera neste fim de semana fortes rajadas de vento e chuvas fortes em várias partes da China.

Imagem:

Compartilhar:

Tufão nas Filipinas: FAO alerta para os efeitos na cadeia e segurança alimentares

Criado em 12/11/13 09h54 e atualizado em 12/11/13 10h45
Por Agência Lusa

Roma – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, no original) considerou hoje que o tufão nas Filipinas "devastou os setores da agricultura, pesca e florestas", e terá "um efeito alargado na cadeia e na segurança alimentares".

Em comunicado, a FAO afirma que "o super-tufão Haiyan deixou um rasto de destruição e milhares de vidas foram perdidas", acrescentando que "a devastação causada no país, incluindo nos setores da agricultura, florestas e pescas, põe as vidas e a subsistência de muitos mais em risco e pode ter um efeito mais alargado na cadeia alimentar e na segurança dos alimentos".

Esta organização das Nações Unidas, com sede em Roma, defendeu ainda a mobilização de 24 milhões de dólares em ajudas imediatas nas pescas e agricultura, adiantando que já avançou um milhão de dólares dos seus recursos para fazer face à destruição das estruturas de irrigação dos campos de arroz e dos armazéns, entre outros equipamentos que ficaram destruídos na sequência do tufão, que afetou mais de um milhão de agricultores e pescadores.

A ajuda às Filipinas vai chegando de todo o mundo com os Estados Unidos, por exemplo, a destacar o porta-aviões USS George Washington, acompanhado de outros barcos da Marinha norte-americana, enquanto o Reino Unido enviou o navio de guerra HMS Daring, um contratorpedeiro.

O USS George Washington, que "transporta cinco mil marinheiros e mais de 80 aeronaves", é esperado ao largo da zona sinistrada do arquipélago filipino nos próximos dias.

Os navios norte-americanos e britânico partiram, respetivamente, de Hong Kong e de Singapura.

Tags:  Filipinas [2], tufão [3], Tufão Haiyan [4], alimentação [5], agricultura [6], pesca [7], segurança alimentar [8], Ambiente [9], clima [10]
Copyright

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário