Os países da Liga Árabe pediram que os autores do ataque, que classificaram de "criminosos de guerra", compareçam perante a Justiça internacional.

Imagem:

Compartilhar:

EUA consideram que relatório da ONU responsabiliza regime sírio

Criado em 16/09/13 19h18 e atualizado em 16/09/13 21h04

Washington – A Presidência norte-americana considerou hoje (16) que o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o ataque com armas químicas em agosto, na Síria, demonstra a responsabilidade do regime de Bachar Al Assad. “As informações do relatório, indicando que foi lançado gás sarin por meio de mísseis terra-terra, que só o regime tem, mostram claramente quem é responsável”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Os peritos da ONU que investigaram sobre o ataque na Síria, ocorrido em 21 de agosto e que fez mais de 1.400 mortos, pelas estimativas dos EUA, encontraram “provas flagrantes e convincentes” da utilização de armas químicas, segundo o seu relatório publicado hoje.

Leia mais:

ONU confirma uso do gás sarin em ataque na Síria no ano passado [2]

Na primeira página do documento, entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo chefe dos inspetores, Aake Sellström, acrescenta que “as armas químicas foram utilizadas em uma escala relativamente grande” durante o conflito sírio “contra civis, incluindo crianças”. O documento especifica que o ataque foi efetuado com a ajuda de “mísseis terra-terra contendo gás sarin”.

Ban Ki-moon qualificou, na segunda-feira passada, a utilização de armas químicas na Síria como “crimes de guerra”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário