Enviado especial da ONU e Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi e o presidente sírio Bashar al Assad durante negociações para cessar fogo temporário

Imagem:

Compartilhar:

Al Assad: EUA devem se "preparar para tudo" em caso de guerra

Criado em 09/09/13 15h30 e atualizado em 09/09/13 15h37
Por Renata Giraldi* Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Enviado da ONU afirma que Síria aceitou cessar fogo temporário
O presidente da Síria, Bashar Al Assad, disse que o Parlamento dos Estados Unidos deve analisar atentamente a proposta de ataque à Síria encaminhada pelo presidente norte-americano, Barack Obama (Télam)

Brasília – O presidente da Síria, Bashar Al Assad, avisou hoje (9) que os Estados Unidos, que ameaçam deflagrar uma intervenção armada contra o território sírio, devem se "preparar para tudo", se decidirem pela operação. Assad foi claro na entrevista exclusiva à emissora norte-americana de televisão CBS: “[Os Estados Unidos] devem se preparar para tudo".

"O governo [sírio] não é o único ator na região. Há diferentes partes, diferentes facções e diferentes ideologias", disse Assad, informando que não exclui o uso de armas químicas "se os rebeldes ou terroristas ou qualquer outro grupo as tiverem". "Não sou vidente, não posso dizer o que vai acontecer", acrescentou.

Leia também:

Brasil tem plano para retirar brasileiros da Síria em caso de ataque dos EUA [3]

Assad disse que o Parlamento dos Estados Unidos deve analisar atentamente a proposta de ataque à Síria encaminhada pelo presidente norte-americano, Barack Obama. "O mundo está desiludido com a administração Obama”, disse o sírio. "Esperávamos que fosse diferente da administração [George W.] Bush [antecessor de Obama]".

Em seguida, Assad acrescentou: "O Congresso [norte-americano] vai votar dentro de dias e creio que o Congresso é eleito pelo povo para o representar. Os parlamentares devem questionar-se sobre o que as guerras dão à América”, disse o presidente, acrescentando que a resposta é "nada".

O presidente da Síria reiterou que não existem provas que os ataques químicos, do último dia 21, que matou cerca de 1,4 mil pessoas foram provocados pelo governo. “[O secretário de Estado John] Kerry não apresentou qualquer prova", disse ele. "Da zona onde se diz que o governo usou armas químicas só temos vídeos e alegações. Nós não estávamos lá. Como se pode falar de uma coisa sem ter assistido?"

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [4]

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário