Manifestante com a bandeira do Egito na Tahrir Square, durante os protestos que derrubaram o ex-presidente Hosni Mubarak

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia apela pela consolidação da democracia após deposição do presidente egípcio

Criado em 04/07/13 07h22 e atualizado em 04/07/13 08h00
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton
Alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton (World Economic Forum / Creative Commons)

Brasília – A alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton, pediu às autoridades do Egito que colaborem para a consolidação da democracia no país. O apelo ocorre no momento da destituição do presidente Mouhamed Mursi por militares. Ashton disse ter consciência das divisões na sociedade egípcia e das exigências populares, mas pediu que as autoridades se esforcem para buscar o consenso.
  
“Apelo a todas as partes para que regressem rapidamente a um processo democrático, incluindo a realização de eleições presidenciais livres e imparciais e a aprovação de uma Constituição”, disse Ashton. “Acompanho o desenvolvimento mais recente no Egito e tenho perfeita consciência das profundas divisões na sociedade, das exigências populares para uma mudança política e dos esforços para alcançar um compromisso.”

Leia mais:

Mursi e colaboradores estão detidos sob poder dos militares [3]

Brasil considera que houve ruptura da ordem democrática no Egito [4]

Confrontos entre apoiadores de Mursi e forças de segurança deixam quatro mortos [3]

 

Ontem (3), o chefe das Forças Armadas, general Abdel Fattah Sisi, anunciou que Mouhamed Mursi foi deposto e que o presidente do Conselho Constitucional, Adly Mansour, assume a liderança do país. A Constituição foi suspensa e serão organizadas eleições presidenciais antecipadas. Mursi foi eleito há apenas um ano. Em maio, o presidente deposto visitou o Brasil.
 
Mursi está detido por militares no Clube da Guarda Presidencial Republicana, segundo integrantes da Irmandade Muçulmana, organização política que apoiava o regime. Mursi e assessores diretos foram detidos ontem, após a deposição do governo.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [5]
 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário