Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Snowden prepara declaração pública após reunião com ativistas na Rússia

Criado em 12/07/13 07h11 e atualizado em 12/07/13 07h48
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país (Wikimedia Commons)

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem pelos Estados Unidos a cidadãos norte-americanos e estrangeiros, reúne-se hoje (12) em Moscou (Rússia) com advogados e ativistas de direitos humanos. A expectativa é que ele faça uma declaração depois da reunião. O norte-americano está há 19 dias em uma área de trânsito no aeroporto de Moscou à espera de asilo político. Há informações de que ele aceitou o asilo concedido pela Venezuela.

A concessão de asilo a Snowden é tema da Cúpula do Mercosul hoje em Montevidéu, no Uruguai, que conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de vários presidentes da região. Na ocasião, haverá uma declaração coletiva de repúdio à espionagem de dados telefônicos e de internet de cidadãos.

Leia mais:

Mercosul vai repudiar espionagem, diz Patriota [3]

Mercosul vai emitir declaração sobre espionagem e direito a asilo [4]

Brasil não pode ter uma posição de subserviência, diz especialista sobre espionagem [5]

 

Em Moscou, Snowden tem reuniões com Serguei Nikitine, da organização não governamental Anistia Internacional, os advogados russos Guenrikh Padva e Guenri Reznik, além de de representantes da Human Rights Watch e das Nações Unidas na Rússia.

O norte-americano está na capital russa desde o último dia 23, procedente de Hong Kong, onde ficou por algum tempo quando começou a divulgação de denúncias contra os Estados Unidos. O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, reafirmou que Snowden é tema que não está relacionado à Presidência da Rússia. "Não temos conhecimento, não é uma questão na agenda do presidente, nem na administração do Kremlin", disse Peskov.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6]

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [55] Fazer uma Reclamação [55] Fazer uma Elogio [55] Fazer uma Sugestão [55] Fazer uma Solicitação [55] Fazer uma Simplifique [55]

Deixe seu comentário