Grécia também é um dos 20 países europeus com protestos nesta quarta-feira, 14

Imagem:

Compartilhar:

Sindicatos na Grécia convocam greve geral de 24 horas no dia 16

Criado em 10/07/13 09h02 e atualizado em 10/07/13 09h29
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Protestos na Grécia
Manifestação na Grécia (Christina Kekka/CC)

Brasília – A Grécia viverá mais uma greve geral no próximo dia 16. Os principais sindicatos do país, tanto do setor público quanto privado, convocaram hoje (10) uma paralisação coletiva por 24 horas. Os trabalhadores reclamam do novo plano de cortes no setor público, elaborado pelo governo em resposta aos empréstimos concedidos pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ontem (9), o governo apresentou ao Parlamento projeto de lei que determina a “redistribuição” de postos de trabalho, provocando um grande protesto. O ministro das Finanças, Yannis Stournaras, pediu ao Parlamento para votar o projeto antes do dia 19, o que permitirá que a Grécia receba a primeira parte do plano de resgate acordado com a União Europeia e o FMI.

Pelo plano anterior, a ordem era cortar trabalhadores nas áreas de educação e serviços municipais, aumentando o número de desempregados no país. Anteontem (8), a União Europeia e o FMI chegaram a acordo para desbloquear parte dos 6,8 bilhões de euros de ajuda à Grécia, que serão repassados por etapas.

A União Europeia se comprometeu a repassar, até o fim do mês, 2,5 bilhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Feef), enquanto os bancos centrais europeus vão restituir a Atenas 2 bilhões de euros correspondentes a juros cobrados sobre a dívida grega.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3]

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário