Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Partido político de Assad substitui a cúpula para evitar oposição interna

Criado em 08/07/13 12h03 e atualizado em 08/07/13 12h12
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O Partido Baas, no poder na Síria desde 1963, mudou hoje (8) toda a sua cúpula. Foram substituídos nomes que criticavam a conduta do governo. Os principais líderes foram substituídos, exceto o presidente sírio, Bashar Al Assad, alvo da crise que atinge o país há 28 meses e que matou mais de 90 mil pessoas. A troca de líderes foi informada na página do partido na internet.

"Os membros do comando nacional foram renovados", diz o texto referindo-se a 15 líderes. O vice-presidente do Baas, Farouk Al Shara, que se mostrou crítico no que diz respeito à política do chefe de Estado, foi afastado. O primeiro-ministro sírio, Wael Al Halaqi, e o chefe do Parlamento, Jihad Lahham, também foram substituídos.

Nos últimos oito anos, é a primeira vez que o Baas renova sua cúpula. A última foi em 2006, durante o congresso do partido, quando 14 integrantes foram substituídos.

Desde março de 2011, Assad é alvo de protestos e um confronto armado interno, colocando simpatizantes do governo e forças aliadas em conflito com os oposicionistas. A oposição defende a renúncia de Assad, que se recusa a deixar o poder, e a promoção de eleições gerais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3] 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário